MORCEGOS: PORQUE PROTEGÊ-LOS?

MORCEGOS: PORQUE PROTEGÊ-LOS?

Por José Junior Silva, Biólogo.

Os morcegos pertence a classe Mamalia a qual engloba todos os mamíferos. Dentro dessa classe eles ocupam a ordem Chiroptera (chiro=mão e ptero=asa). Os morcegos correm em todos os continentes exceto nos polos. Em geral são pequenos não excedendo 100g de peso.

Desde a antiguidade os morcegos têm sido tratados como seres horríveis no imaginário popular, erroneamente chamado de vampiros sugadores de sangue e inimigos dos seres humanos, tratados como criaturas sombria que percorre a noite, por isso devem ser temidos e afastados a todo custo.

Nos dias de hoje é comum observar morcegos nas áreas urbanas pois seu habitat natural deu lugar aos grandes centros. Por isso esse animal, assim como outros adaptou-se a viver nessas áreas. A maioria dos morcegos encontrados nas áreas urbanas são morcegos frugívoros (alimenta-se de frutos), nectarívoros (alimentam-se de néctar) e os insetívoros (alimentam-se de insetos), todos esses não são nocivos aos seres humanos, portanto não atacam em busca de sangue; comportamento observado apenas em morcegos hematófagos os quais se alimentam, em áreas rurais, de sangue de animais domésticos ou gado.

Por se tratar de um animal silvestre, útil ao ecossistema, os morcegos são protegidos por legislação federal a qual pune com multa e detenção todos aqueles que: caçam, perseguem ou matam animais da fauna silvestre. Portanto algumas simples medidas irão afastar os morcegos das áreas urbanas.

Morcegos procuram locais escuros e seguros para viver e se reproduzir, e encontram esses locais em forros e telhados. Portanto, manter fechado com telas os vão existentes no telhado impedira que esse “morador’ indesejável escolha sua residência para visitar.

Bebedouro com água e açúcar atraem pássaros durante o dia porem no período noturno atraem morcegos nectarívoros que buscam substancias açucaradas para se alimentar, sendo assim, eliminar esses bebedouros impedirá que esses animais visitem a residência.

Cestas de frutas quando expostas próximo a janelas ou nas áreas externas atraem morcegos frugívoros; portando, para manter esses animais longe das residências basta manter as frutas em um local protegido e longe do acesso a esses animais.

Deixe seu comentário

4 + 5 =