COMO ACABAR COM AS TRAÇAS

COMO ACABAR COM AS TRAÇAS

As traças são um dos tipos mais comuns de pragas domésticas e urbanas. São fáceis de identificar: na fase jovem, aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes. Quando adultas, viram insetos que medem cerca de 1,3 cm.

traca_praga_domestica_tipo_larva_e_adulto_como_acabar_com_tracas COMO ACABAR COM AS TRAÇAS Curiosidades Dicas Pragas Prevenções

Há basicamente três tipos de traças: as que danificam roupas, as que preferem papeis e livros, e as que invadem embalagens de comida. Elas se alimentam de amido, açúcares e proteínas. Nas roupas, as traças buscam resíduos da escamação da pele, fios de cabelo e oleosidade do corpo. “Elas vão onde há mais transpiração e contato da pele com a peça de roupa. Por isso, o ponto mais comum dos furinhos na roupa é na área da barriga, em torno umbigo, onde há contato forte com tecido e, por isso, a transpiração por lá também é grande”, explica o biólogo e mestre em saúde pública da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) Sérgio Bocallini.

Está cansado de perder suas peças favoritas para essas pragas? Esqueça os métodos caseiros como usar extratos de cravo, lavanda, alecrim, entre outros. Segundo o especialista, só há um único método caseiro para acabar com traças: aspirar a casa, móveis e frestas de paredes. “Estes insetos se abrigam em armários, rodapés, sancas de gesso, e outros lugares que acumulam poeira e cabelo. Lá as traças têm alimento e abrigo para reproduzirem”, explica. Ele destaca ainda é preciso intensificar os cuidados nos períodos mais quentes do ano quando as traças estão mais ativas.

Outras formas de evitar traças
Roupas: o principal é não guardar as peças usadas de volta no guarda-roupa. Lave-as e coloque para secar ao sol, pois o astro é um excelente germicida e consegue eliminar os ovos.

Livros: periodicamente tire-os da estante e abra suas páginas. Limpe a estante ou armário e coloque-os novamente.

Alimentos: verifique a validade – os que estão guardados há mais tempo são mais propensos. No supermercado, fique atento à integridade das embalagens: se estiverem perfuradas, não compre, pois já podem estar infectadas.

A hora de chamar um dedetizador
Se mesmo com a aspiração e os cuidados acima as traças ainda aparecerem, é a hora de chamar um especialista. “Se o problema persistir, ou se a infestação for grande, é preciso contratar um dedetizador para aplicar inseticidas de controle”, indica Sergio Bucalini. Os produtos químicos não estão à venda para o consumidor, apenas para profissionais.

Fonte: Casa e Jardim

Deixe seu comentário

- 1 = 3