UMA PEQUENA VILÃ NAS ÁREAS URBANAS: FORMIGA LAVA-PÉS

UMA PEQUENA VILÃ NAS ÁREAS URBANAS: FORMIGA LAVA-PÉS

Por José Junior Silva, Biólogo.

Muitas espécies de formigas se adaptaram a viver nos ambientes urbanos, isso se dá graças as condições encontradas nessas áreas: os três “As” – Água, Abrigo e Alimento. Um dos maiores problemas dessas adaptações é e a agressividade de algumas formigas quando sentem-se importunadas, como é o caso da popular formiga lava-pés ou formiga de fogo pertencente ao gênero Solenopsis sp.

O nome “lava-pés ou formiga de fogo” vem do ardor e queimação provocado pela ação do veneno dessa formiga na pele daqueles atingidos pelas mordidas e ferroadas dessas pequenas formigas. Quando acidentalmente alguém atinge alguma estrutura do ninho centenas de formigas saem de dentro da colônia para defende-la do agente perturbador. É nesse momento que as formigas deferem inúmeras mordidas e ferroadas naqueles que as perturbam.

O ninho dessa formiga é facilmente reconhecido, graças a presença de um monte de terra fofa chamada de murundum, normalmente construído em gramados, pavimento ou no espaço existente entre o solo e as placas de cimento. Nas áreas urbanas esses murunduns estão localizados em campos de futebol, calçadas, gramados e muitos outros locais onde a circulação de pessoas é alto (em especial a de crianças – maior vítima dessas formigas).

O tamanho do ninho pode variar de acordo com a estação do ano, atingindo maiores tamanhos na estação chuvosa devido ao fato do solo estar úmido sendo fácil sua escavação. Nas demais estações essas formigas permanecem ativas porém em menor escala.

O controle químico é o mais indicado para eliminação total da colônia, porem essa espécie constroem ninhos interconectados dificultando ainda mais seu controle pois ao eliminar um dos ninhos em pouco tempo outros podem surgir na mesma região.

O completo controle do ninho de formiga lava-pé é não é uma tarefa difícil, toda via a eliminação total dessas formigas só é alcançada através de metodologias especificas executada por pessoal capacitado associado a utilização de produtos seguros para o meio ambiente e os recursos naturais com maior enfoque para água.

Deixe seu comentário

4 + 2 =