Do que são feitas as teias de aranha?

É sabido que aqueles fiozinhos de seda que as aranhas tecem são extremamente fortes. Mas, você sabe do que eles são feitos?

A teia de aranha é é composta de minúsculos fios de seda, produzidos por glândulas que estão no abdome do aracnídeo, chamadas fiandeiras. Sua constituição é de cadeias de aminoácidos ou, em outras palavras, uma proteína. As glândulas (há 7 tipos, nunca presentes na mesma aranha) produzem tipos diferentes de fios de seda, cada um com objetivos diferentes: para prender as presas; para construir os casulos, para formar a estrutura da teia (glândulas ampoladas) etc.
A seda produzida pelas aranhas é extremamente resistente, chega a ser aproximadamente 5 vezes mais forte que o aço e duas vezes mais que o Kevlar. Outra característica curiosa é a sua enorme extensão: os fios podem ser esticados em até 30% de seu comprimento sem se romperem ou sofrerem algum dano irreversível.
Existem quatro tipos básicos de teia:
– para refúgio;
– para cópula;
– para muda (algumas aranhas trocam de esqueleto);
– para captura.
Este último tipo é o mais comum, uma vez que geralmente é feito em locais abertos, com frequente circulação de outros insetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.