Com aumento de pragas, dedetização é recomendada nesta época do ano

Com aumento de pragas, dedetização é recomendada nesta época do ano

Céu azul, calor, férias, sol… Tudo isso se acentua ainda mais durante o verão, uma boa notícia, que faz desta época do ano ainda mais divertida. Mas nem tudo é perfeito. É nesse período também que as pragas urbanas, animais que atormentam a população das cidades e representam riscos à saúde humana como os insetos, aracnídeos, roedores e outros são mais incidentes.

Isso, porque no verão, as temperaturas aumentam e também cresce o volume de chuva em praticamente todas as regiões. São justamente estes fenômenos que caracterizam a estação (aumento da umidade do ar e as altas temperaturas) que estimulam as atividades reprodutivas dos insetos, provocando suas proliferação.

Dentre as pragas mais comuns que aparecem mais intensamente nesta época estão os roedores como ratazanas, camundongos, por exemplo. Estes animais podem causar doenças graves ao ser humano, como a leptospirose – transmitida pelo contato com a urina de roedores. Também aumentam as incidências de acidentes com aracnídeos como escorpiões e aranhas. Uma vez atacado por estes animais, o indivíduo sofre dor muito intensa, os batimentos cardíacos aceleram, a temperatura do corpo cai e pode provocar até a morte, dependendo da sensibilidade da vítima. Ainda é comum o aparecimento de insetos como pernilongos, baratas, formigas, cupins, etc., que também oferecem riscos ao ser humano.

A dedetização feita com bombas de pulverização domésticas ou inseticidas adquiridos em lojas agroveterinárias não são recomendados em alguns casos. Isso porque, se aplicado de forma incorreta, a composição química que tem o objetivo de acabar com infestações, pode não ter a eficácia esperada e ainda pode provocar intoxicação aos frequentadores do ambiente, sobretudo crianças, idosos e animais de estimação.

Existem produtos específicos para o controle de cada tipo de praga. Quando identificada a infestação, cabe ao morador entrar em contato com uma empresa especializada no controle integrado de pragas urbanas, que examina a área e faz as aplicações corretas levando em consideração as características do ambiente.

Deixe seu comentário

8 + 2 =