menu

Larvas no lixo? Saiba quem são essas pragas

Você sai de casa e esquece de tirar o lixo da cozinha. Quando volta, a noite, a surpresa: centenas de larvas. Mas não se assuste, a não ser pelo fato de serem mesmo muito nojentas, essas larvas são inofensivas. Também chamadas de “bicho do lixo” elas surgem, na maioria das vezes, das moscas. Conheça um pouco mais os hábitos deste inseto e como fazer para se livrar dele.
Existem várias espécies deste inseto e quando falamos em meios para se acabar com elas, não tem muito segredo a não ser a prevenção, uma vez que a aplicação de produtos vai apenas matar os indivíduos que estão ali naquele momento. Veja abaixo algumas dicas para se evitar este tipo de companhia na cozinha.
As moscas varejeiras (Calliphoridae), moscas domésticas (Muscidae), moscas da carne (Sarcophagidae), mosca de frutas (Tephritidae) e muitas outras, geralmente, colocam seus ovos no lixo. Por mais que isso pareça asqueroso para nós, esse é o costume destas espécies de insetos, considerada saprófaga – ou seja, que se alimenta de vestígios de alimentos, atuando na decomposição e reciclagem de matéria orgânica.
Estas moscas são atraídas, na maioria das vezes, pelo cheiro. Elas possuem sensores olfativos localizados nas patas e são atraídas de longe.
Com todas essas informações, fica claro que o mais indicado para evitar as larvas é a prevenção contra as moscas e, para isso, a dica mais eficaz é deixar o lixo sempre tampado, melhor dizendo, lacrado. Às vezes não percebemos, mas uma pequena abertura já atrai um mosca fêmea louca pela oportunidade de colocar os ovos. Na maioria das vezes ela não consegue sair pela mesma abertura em que entrou e acaba morrendo após concluir seu ciclo.
Caso seu cesto de lixo já esteja infestado, higienize-o bem. Após retirar todas as larvas da lixeira (utilizando luvas, claro), limpe-a usando água quente ou outros produtos como água sanitária por exemplo.

2 respostas para “Larvas no lixo? Saiba quem são essas pragas”

  1. Queria saber se as larvas de lixo morre rapido eu limpei a cozinha toda mas aparece as vezes uma pelo chao o q eu faSso?

    1. As larvas que comumente aparecem no lixo tratam-se de larvas de moscas que se alimentam e ovopositam em matéria orgânica. As moscas adultas encontram local apropriado para depositar seus ovos (matéria orgânica) e deles nascem as larvas. Essas larvas se alimentam dessa matéria orgânica, se transforma em pupas e dessas pupas emergem as moscas adultas (metamorfose completa).
      Se você tem observado larvas de moscas com frequência em sua cozinha é sinal de que as moscas adultas estão encontrando, com frequência, matéria orgânica para depositar seus ovos. Verifique o acondicionamento e recolhimentos do lixo. Verifique também se não há nenhum animal em óbito (exemplo: rato morto) ou até mesmo excesso de folhas decompondo em algum vaso ou jardim na entrada da cozinha (esses substratos orgânicos também são locais proteicos positivos para ovoposição).
      Em relação a fragilidade, saliento que larvas de modo geral são sensíveis e não tem grande resistência a materiais de limpeza e inseticidas.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: