PRAGAS DOMÉSTICAS – Aranhas domésticas podem ser mais vistas nesta época do ano

PRAGAS DOMÉSTICAS – Aranhas domésticas podem ser mais vistas nesta época do ano

Apesar de muitas pessoas acreditarem que sejam insetos, pois possuem algumas semelhanças, as aranhas são aracnídeos. Alguns motivos que as fazem pertencer a esta classe é que as aranhas possuem quatro pares de patas e o corpo é dividido em duas partes, enquanto os insetos, como as formigas, têm três pares de patas e três segmentos no corpo. Os insetos também possuem asas pelo menos em uma fase da vida, o que não ocorre com os aracnídeos.

É comum que, em certas regiões, as aranhas se tornem mais evidentes e, nas residências, se tornem um verdadeiro incômodo para toda família. Como depende do clima da localidade, geralmente aparecem nas cidades a espécie armadeira, que são mais frequentemente encontradas na região Sudeste, (normalmente no período entre abril e maio).


Leia Mais
PERGUNTE AO ESPECIALISTA: AS ARANHAS QUE APARECEM NA MINHA CASA SÃO PERIGOSAS?
ARANHAS ‘DECORAM’ TEIAS PARA FISGAR MAIS PRESAS
ESPÉCIES DE ARANHAS SURPREENDEM PELA PECULIARIDADE
MEU PÉ DE TEIA DE ARANHA


As chamadas aranhas domésticas, da família Theridiidae, são encontradas geralmente no interior e ao redor de sua casa e, em sua maioria, são inofensivas. Suas teias são bagunçadas.

Inofensivas ou não, não há quem queira conviver com estas espécies dentro de casa. Mas tomando alguns cuidados simples, é possível evitá-las do seu lar sem grandes esforços. Confira algumas dicas:

 

  • Mantenha sempre jardins e quintais limpos. Evite o acúmulo de entulho, folhas secas ou qualquer objeto que possa servir de morada para a aranha;
  • Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) perto de paredes. Lembre-se também de sempre manter a grama aparada e nunca permitir que terrenos vizinhos (quando baldios) contenham lixo;
  • Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência;
  • Em lugares muito arborizados, feche as portas e janelas ao entardecer. Sendo possível, instale telas antiafídicas nas janelas;
  • Observar a presença de aranhas em objetos e móveis que tenham sido guardados por períodos prolongados em ambientes escuros.

Matenha sempre em dia seu controle de pragas junto a uma empresa do ramo, e em caso de infestações, não invente, procure por profissionais que tenham certificação e que se preocupem com o meio ambiente para realizar a tarefa de controlar esta praga em sua casa .

Deixe seu comentário

+ 12 = 14