O que é o Controle Integrado de Pragas

O que é o Controle Integrado de Pragas

O Controle Integrado de Pragas, também conhecido por CIP pode ser considerado uma evolução no tratamento de ambientes para evitar a permanência de animais que podem causar danos econômicos e males à saúde das pessoas.

As técnicas incorporam ações preventivas e corretivas, ou seja, são desenvolvidas tanto para prevenir que as pragas apareçam, quanto para afastá-las de casas, fábricas, restaurantes e outros pontos comerciais além de diminuir a condição de permanência nas edificações.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Analísta Técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha, quando o controle é feito utilizando metodologia e equipamentos inadequados ou produtos não apropriados, os resultados esperados podem não aparecer.

As medidas preventivas

Você já deve ter ouvido que é melhor prevenir do que remediar. E é assim que as medidas preventivas atuam no ambiente. Em uma empresa, por exemplo compreendem a trabalhos de educação das pessoas e à implementação de “Boas Práticas”, que correspondem a um conjunto de normas que deve ser seguido em certas áreas, como na indústria de alimentos, fármacos, cosméticos, etc.

Algumas das recomendações repassadas em empresas tratam de eliminar ou a minimizar os riscos de ocorrência de insetos, roedores e outras pragas.

 

  • Vedar possíveis pontos de entrada de insetos no ambiente como falhas em tubulações, ralos sem proteção, portas e janelas mal vedadas, etc.
  • Reparar azulejos mal assentados ou quebrados onde podem se abrigar insetos como formigas ou baratas, por exemplo.
  • Evitar acúmulo de água em drenos, ralos ou caixas de inspeção;
  • Vistoriar e eliminar possíveis vazamentos em dutos de água e torneiras;
  • Armazenar resíduos sólidos em recipientes com tampas e em locais adequados até receberem a destinação final.
  • Evitar o acúmulo de entulho, materiais em desuso, caixas e embalagens mal armazenadas;
  • Manter grama e outros tipos de vegetação aparados;
  • Remover estrados com presença de infestações por cupim ou broca;

 

 

Com informações do Portal Dedetização.

Deixe seu comentário

+ 12 = 17