Como se prevenir das pragas na primavera

Como se prevenir das pragas na primavera

É primavera, saiba quais são as previsões para a estação e como se prevenir das pragas que podem chegar à sua casa nesta época

Estação das flores e dos insetos, a primavera marca, oficialmente, o início do período quente no sudeste brasileiro.

Com o aumento das temperaturas, vem a proliferação das principais pragas urbanas que, nas épocas mais quentes, têm seu ciclo biológico acelerado. São mosquitos, baratas, formigas, cupins, aranhas, escorpiões, e roedores em geral. A Bióloga e Responsável Técnica da Insetan, Viviane Avelar, esclarece que todos estes animais têm seu papel na natureza, mas graças às grandes populações que estes animais têm nas cidades, eles podem causar transtornos à economia, e à saúde da população.

Ela explica ainda que conforme o tempo esquenta, aumenta também o metabolismo de grande parte dos seres vivos, o que favorece a reprodução. É por isso, que, nos últimos meses do ano, percebemos que as populações de insetos, roedores e aracnídeos também ampliam consideravelmente.

De acordo com o meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento, a primavera de 2015 é muito esperada para o Sudeste brasileiro, sobretudo por causa da estiagem que acomete a região nos últimos dois anos.

Segundo previsão do Instituto, as temperaturas em Minas Gerais podem estar acima da média em Outubro e a média de chuva neste mês será baixa. É possível que o tempo esteja mais quente que o normal no mês de novembro, havendo grande tendência de seca na região. No entanto, em dezembro, as notícias são boas,  com grande chance das chuvas estarem acima da média e temperaturas dentro do normal esperado para o período, como mostra o quadro abaixo.

 

climatempo1 Como se prevenir das pragas na primavera Pragas

Com o que você deve se preocupar

Os escorpiões estão entre as pragas que mais preocupam autoridades sanitárias durante esta época do ano. Eles podem ser considerados uma das pragas urbanas mais perigosas. Durante a primavera e início do verão no ano passado (meses de outubro, novembro e dezembro de 2014),  fizeram 466 vítimas na capital mineira e região metropolitana.

Veja tudo sobre escorpiões no Blog da Insetan

Para se precaver e evitar acidentes causados por escorpiões e outras pragas urbanas, é necessário realizar controles periódicos e preventivos em todo o imóvel, para quando o período de maior gravidade chegar, sua casa já esteja preparada.

Tanto em ambientes residenciais e comerciais, a higienização diária com produtos de limpeza e a retirada de poeira é bastante aconselhado. Além disso, é sugerido realizar o manejo do ambiente como instalação de barreiras para impedir o acesso de insetos dentro do ambiente, vedar frestas para evitar que utilizem tal espaço como abrigo e evitar qualquer oferta de alimento.

No controle de pragas, é obrigatório o uso de produtos domissanitários. Saiba mais sobre eles.

A orientação de uma equipe especializada no assunto é a principal recomendação, uma vez que estes profissionais, constantemente treinados, são especialistas em realizar a prevenção correta contra pragas urbanas.

Deixe seu comentário

76 + = 83