Saiba quais são os quatro ‘As’ para espantar as baratas

Saiba quais são os quatro ‘As’ para espantar as baratas

O melhor modo de manter baratas longe de casa é evitar os fatores que as atraem – o que os especialistas chamam de “quatro As”: água, alimento, abrigo e acesso. A medida mais eficaz é diminuir a oferta de comida, mantendo a casa limpa, sobretudo a cozinha. Segundo o Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo, os insetos preferem amido, açúcar e gordura.

“Mas comem de tudo: fruta, carne, animais mortos, resto de lixo… O que é migalha para a gente é um banquete para o bicho”, complementa o diretor do Laboratório de Pragas Urbanas do Instituto Biológico de São Paulo, Francisco Zorzenon. Ele recomenda manter o lixo fechado, assim como sacos de ração. “É bom também evitar deixar prato sujo de um dia para o outro.”

As baratas geralmente se escondem em buracos de parede, fendas de rodapés, atrás ou abaixo de caixas, dentro de móveis, fogões, coifas, borracha de vedação da porta de geladeira, instalações elétricas, eletrodomésticos… Não é por acaso que eliminar seus abrigos é praticamente impossível – embora tapar fendas e buracos ajude.

Reduzir a oferta de água também é difícil. Para limitar seu acesso, convém tampar ralos e, no caso das baratas-voadoras, fechar janelas ou instalar telas. Algumas geralmente entram trazidas pelo proprietário desavisado. “Quando proibiram as sacolas plásticas em supermercados, muitos começaram a usar caixas de papelão para colocar as compras. Às vezes, isso significa levar ovos de barata para casa”, diz Zorzenon.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/protecao-da-casa/saiba-quais-sao-os-quatro-as-para-espantar-as-baratas,5cb9a4f138492410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Deixe seu comentário

+ 6 = 15