Formigas ou Cupins? Como diferenciá-los

Formigas ou Cupins? Como diferenciá-los

Basta o tempo esquentar, para observarmos o aumento dos insetos sobrevoando nossas cabeças e, às vezes, trombando com a gente. No final do dia, eles chamam ainda mais a atenção por serem atraídos pelas fontes de luz. Trata-se da revoada dos insetos, quando os alados da colônia saem para se reproduzirem e formarem novas colônias. Mas quem são estes insetos voadores, formigas ou cupins? Vamos explicar:

Nem todas as espécies de formigas podem voar, no entanto muitas pessoas confundem as formigas que possuem essa característica com os cupins.

Existem meios bastante simples para uma avaliação primária, em que seja possível saber se você está lidando com uma massa de formigas ou com uma colônia de cupins destrutivos.

As formigas, no geral, têm uma cintura estreita, bem marcada, semelhante a uma ampulheta. Os cupins, no entanto, têm uma cintura mais uniforme e possuem corpo mole, sem qualquer armadura. A cintura deste inseto não apresenta nenhum afunilamento, é larga e se estende até o tórax. A cor dos dois insetos também pode ser um critério para diferenciá-los. As formigas geralmente são pretas, mas é comum apresentarem matizes de vermelho, marrom e até laranja. Os cupins, no entanto, são sempre pretos. Se o inseto alado não for preto, então com certeza ele não é um cupim.

Seja para exterminar formigas ou para evitar ter prejuízos com os cupins, é melhor não inventar. Sempre conte com a ajuda profissional para identificar os insetos e tratá-los da forma mais eficiente.

Deixe seu comentário

2 + 2 =