As massas, o alimento básico da cozinha tradicional italiana, receberam um toque exótico da Bugsolutely – uma empresa com base na Tailândia -, que fabrica macarrão misturando farinha de grãos com farinha de grilos. A empresa foi fundada em 2015 pelo empresário italiano Massimo Reverberi.

O foco principal da empresa é o desenvolvimento de alimentos feitos com insetos comestíveis. Assim, a equipe criou a sua primeira massa feita a partir de grilos. Reverberi espera que a nova Cricket Pasta (“Massa de Grilo”) mude a maneira como os insetos destinados para a alimentação são percebidos.

Os insetos utilizados para a Cricket Pasta são cultivados na Tailândia, onde comer e vender insetos é comum. Mesmo que a criação de grilos tenha sido introduzido na Tailândia apenas 15 anos atrás, hoje existem mais de 20.000 fazendas desses insetos no país.

thumb_69500_article_normal Empresa tailandesa de propriedade italiana lança massa com 20 por cento de farinha de grilo Curiosidades

Com um sabor de nozes e uma cor marrom característica, a Cricket Pasta foi planejada para mudar a percepção sobre os insetos comestíveis
Bugsolutely

Atualmente, a pecuária contribui com 18% das emissões globais de gases do efeito estufa. A criação de gado necessita de 10 kg de ração para produzir 1 kg de proteína, em comparação com apenas 2 kg de alimentação necessários para produzir determinado volume de grilos que forneça a mesma quantidade de proteínas. Grilos também utilizam 1.000 vezes menos água do que os bovinos, provando ser uma das fontes mais sustentáveis de proteína.

Assim, a Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) estão fazendo pressão para aumentar a consciência a respeito desta fonte de alimentação alternativa. Na UE, os insetos foram aprovados com a definição de regulamento para novos alimentos. Nos EUA, os insetos também foram aprovados, no entanto, a Food and Drug Administration (FDA; Administração Federal de Alimentos e Medicamentos) dos EUA exige que os insetos sejam criados para consumo humano e respeitem as orientações para alimentos em geral.

thumb_69548_article_normal Empresa tailandesa de propriedade italiana lança massa com 20 por cento de farinha de grilo Curiosidades

Grilos sendo entregados na província de Mahasarakam, Tailândia, 8 de julho de 2013
EPA

Ainda assim, a equipe da Bugsolutely está ciente de que a não aceitação cultural é uma das principais barreiras para os alimentos com insetos no Ocidente. É por isso que a Cricket Massa foi concebida: moendo os grilos, eles se tornam “invisíveis” para o consumidor e, misturando-os com um alimento bem conhecido, a sua aceitação aumenta. A massa ocidental escolhida para o projeto foi uma mistura de farinha de sêmola de trigo duro e farinha de trigo. A farinha de grilo nas massas não só contribui para um maior valor nutricional, mas também adiciona um sabor que lembra ligeiramente o de nozes e uma cor marrom característica.

A empresa está vendendo a massa on-line por US$ 6,40 a caixa de 350 gramas e planeja introduzi-la a todos os principais mercados desenvolvidos.

thumb_69497_article_normal Empresa tailandesa de propriedade italiana lança massa com 20 por cento de farinha de grilo Curiosidades