Veja o que acontece com seu corpo quando você recebe uma picada de um mosquito
Veja o que acontece com seu corpo quando você recebe uma picada de um mosquito
Em dias de clima quente, ao anoitecer e ao amanhecer, os mosquitos partem para o ataque e picam inocentes humanos em praticamente todos os lugares (algumas pessoas são realmente geneticamente predispostas a atrair mosquitos, de acordo com um estudo).
De acordo com Jonathan F. Day, professor de entomologia da Universidade da Flórida, as picadas de mosquito acontecem quando um mosquito fêmea sonda a pele com a boca e encontra um leito capilar – o que significa uma rede de capilares que alimenta o fluxo sanguíneo das veias e artérias – perto da superfície da pele.
“Como parte deste processo de sondagem, o mosquito libera saliva na pele do hospedeiro no mesmo lugar que sondou”, explicou Day. “A saliva contém proteínas, que o sistema imunológico do hospedeiro considera como substâncias estranhas“.
Isso causa uma resposta imunológica imediata no local da picada e é assim que você acaba com uma inchação que arde e coça.
Embora a maioria das picadas de mosquito acabem em inchaço e coceira por alguns dias, os mosquitos podem causar reações alérgicas graves e até carregar doenças. E como você sabe se a picada é algo mais? Deixa que a gente explica:
Quando uma picada de mosquito é algo mais
A maioria das picadas de mosquito são inofensivas (e dão uma comichão) e se curam por conta própria. Às vezes, porém, uma picada pode causar reações alérgicas ou, até mesmo, uma doença grave.
Bióloga especialista alerta moradores de Belo Horizonte sobre a invasão de ratos na capital, uma praga que pode transmitir até 40 doenças direta e indiretamente para as pessoas.
Uma leitora do Blog da Insetan nos escreveu relatando um acontecido em sua casa e pede ajuda para resolver o problema. Há pouco tempo, ela mudou para uma chácara e logo depois, “apareceu um escorpião na cor amarela”. Ela conta que ficou bastante preocupada, uma vez que tem um filho de apenas 2 anos. “Gostaria de saber se existe algum veneno que posso utilizar”, pergunta.
Você sabia que alguns insetos possuem mais de 2.000 músculos e podem, por exemplo, levantar pesos 20 vezes maiores que seu próprio corpo e que existem em todo o mundo, mais de 800.000 espécies diferentes de insetos já catalogadas. Para finalizar a série “Pragas do Verão”, que o Blog da Insetan vem preparando durante a […]
Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Mande suas perguntas para a gente! Dúvida: Há pulgas na laje da minha casa. Fiz pulverização, mas não consigo entrar na laje. Existe solução para essa situação? Pergunta enviada por Márcia. Resposta: Provavelmente algum animal (gatos […]
Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui, você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas; é só você mandar suas perguntas para a gente.
Se a sua dedetização precisa de um alvo principal, o mosquito pode ser um deles. Um levantamento da Fundação Bill e Melinda Gates revela que o mosquito fica em primeiro lugar na lista dos animais que mais matam seres humanos no mundo. Isso acontece, claro, por causa da capacidade desses animais de transmitir um grande […]
A preocupação com o meio ambiente é uma máxima constante não apenas nos departamentos que lidam diretamente com o manuseio e aplicação de produtos químicos, mas em todos os setores da Insetan. Em todos os processos adotados para o Manejo Integrado de Pragas e também nos setores administrativos, a empresa busca sempre a harmonia com […]
São nojentas, são resistentes e perigosas uma vez que este inseto pode transmitir várias doenças. Isso todo mundo sabe. Por isso, buscamos e reunimos, em um único post, 20 curiosidades sobre as baratas. Veja: O único lugar onde não existem baratas são nas calotas polares – ou seja, os extremos congelantes do planeta. A espécie […]