A Fernanda, que vive em Belo Horizonte, é leitora do Blog da Insetan e está preocupada com os efeitos e reações que o inseticida emitido por carros fumacê possam provocar em seu animal de estimação. “gostaria de saber se tem algum problema em deixar o meu cachorro no quintal e quanto tempo dura o efeito do produto no ar.”
Para responder esta pergunta, procuramos o engenheiro agrônomo e analista técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha. Ele diz que animais domésticos são sensíveis a inseticidas, devido ao porte baixo e a massa corporal que é reduzida em relação a uma pessoa adulta, e recomenda que os animais de estimação permaneçam no interior da residência. “O aconselhado é que os animais fiquem dentro de casa durante a aplicação por um período mínimo de 04 horas após a aplicação, porém, este tempo pode variar de acordo com o produto que será aplicado. Procure informações mais detalhadas sobre o tipo de produto e a forma de aplicação que será utilizada juntamente com a vigilância sanitária”, explica.
Segundo divulgado por representante da Fiocruz, a pulverização de inseticida para combater a dengue é um recurso adotado para controlar a transmissão e não para eliminar o mosquito.
É importante ter informações sobre os produtos utilizados, uma vez que podem apresentar reações alérgicas em algumas pessoas.

Institucional
Insetan realiza fusão para se tornar Expell
A partir de janeiro de 2023, a Insetan passa a
2 respostas
OLA.
OS AGENTES DA PREFEITURA VIERAM NA MINHA CASA E FALARAM QUE ELES IRIAM FAZER A APLICAÇÃO DO PRODUTO PARA O COMBATE DA DENGUE, GOSTARIA DE SABER SE É PRECISO LAVAR TUDO COMO: CORTINA, FORO DE CAMA, CAPA DE SOFÁ, JANELAS, PAREDES, EM FIM TUDO QUE TIVESSE CONTATO COM O VENENO E DEPOIS AGENTE USASSE APOS A APLICAÇÃO, POR QUE EU OUVI DIZER QUE ESSES PRODUTOS CAUSAM EFEITOS NEUROLÓGICOS QUANDO INALADOS E QUE POR ISSO TEM QUE LAVAR TUDO DE DENTRO DE CASA, GOSTARIA QUE VOCÊ SOLUCIONASSE MINHA DUVIDA POIS EU NÃO TENHO CERTEZA SE ISSO É VERÍDICO
DESDE JÁ OBRIGADO!
Juliana,
Os produtos domissanitários não tem alto grau de toxicidade. São adequados para utilização para este tipo de controle e não há aplicação de produtos em sofás, colchões, cortinas. Verifique qual produto será aplicado para que possamos dar maiores detalhes.