menu

Pergunte ao Especialista: Usei um produto para exterminar cupins que deixou um cheiro forte no ambiente. Como acabar com o odor?

Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Mande suas perguntas para a gente!
eliminar cupins
Dúvida:
Tive problemas com infestação de cupim no meu guarda-roupas e usei um produto da marca Sayerlake para exterminá-los. Consegui matar as pragas mas o procedimento desencadeou uma crise alérgica em mim e no meu filho de 5 anos. Depois de sete dias voltei as roupas ao armário, porém o cheiro ainda persiste, mesmo que bem mais fraco. Como faço para acabar definitivamente com o cheiro desse veneno que é a base de óleo?
Pergunta enviada por Felipe Calheiro.
Resposta:
O cupinicida utilizado é um produto que, pela Ficha Técnica e Fispq, não possui registro na ANVISA para utilização domissanitária. Os Piretroides de maneira geral causam irritabilidade, o que desencadeia crises alérgicas. Por isso devem ser tomadas medidas de precaução com relação a saúde de pessoas e animais.
As recomendações de utilização de produtos domissanitários líquidos que devem ser observados são:
– Crianças, idosos, gestantes, alérgicos e animais de estimação devem permanecer fora do ambiente por um período de 24 horas após a aplicação. Adultos sem história de hipersensibilidade podem retornar ao ambiente após o período de quatro horas;
– O ambiente imunizado deve permanecer bem ventilado para retorno das pessoas e animais.
A eliminação do odor causado pelo solvente orgânico do produto sairá com o passar do tempo e a aeração do ambiente. Quanto maior a ventilação do móvel mais rapidamente é exalado o odor do vapor orgânico da resina de petróleo existente na composição do produto utilizado.

25 respostas para “Pergunte ao Especialista: Usei um produto para exterminar cupins que deixou um cheiro forte no ambiente. Como acabar com o odor?”

  1. Boa noite, meu nome é Ricardo e, como pretendo trabalhar com dedetização, gostaria de saber
    quais os requisitos necessários para trabalhar nesse segmento. Já trabalhei em Goiânia, mas
    por conta própria. Para conhecidos, trabalhei com barrage, butox e fipronil.
    Gostaria de saber qual o melhor remédio para combater cupins de jardim e de guarda-roupas.
    E como identificar o ninho onde fica a rainha deles.

    1. Boa tarde Ricardo,
      Recomendo que você procure a Associação de Controladores de Pragas de sua região, verifique treinamentos sobre produtos Domissanitários (registrados no Ministério da Saúde), entre outros assuntos referentes a esse negócio. Saliento que os produtos que você já utilizou não são produtos domissanitários e sua utilização em ambiente urbano é proibida por Lei federal (Ministério da Saúde). Fique atento a isso, ok?
      Agradecemos o contato.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  2. Mais um detalhe importante: orçamento de dedetização é cobrado por metro quadrado? E qual é o valor?

    1. O valor cobrado em um serviço de controle de pragas envolve muitas variáveis e não se baseia apenas na metragem de um ambiente a ser tratado.
      Assim que entrar em contato com a Associação de Controladores de Pragas de sua região, você terá acesso a informações sobre formação de planilha de composição de preços.
      Agradecemos mais uma vez o seu contato.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  3. OLÁ, FIZ UM TRATAMENTO DE DESCUPINIZAÇÃO EM MEU ARMÁRIO DO QUARTO E FOI ME DITO QUE O PRODUTO UTILIZADO FOI FIPRONIL 25CE.
    ESTOU HÁ 03 SEMANAS FORA DE CASA POR QUE O ODOR DO PRODUTO AINDA PERSISTE!
    HÁ ALGUMA FORMA DE ACELERAR A SAÍDA DESSE ODOR ALÉM DE AREJAR O AMBIENTE???
    AGRADECERIA COM APREÇO UM RETORNO.
    OBRIGADO.

    1. O produto fipronil 25CE praticamente não possui odor, o que acontece é que, para a realização de
      serviços de descupinização, o produto químico é veiculado através de um solvente, geralmente óleo mineral,
      enquanto para inseticidas convencionais é utilizada como veículo a água. O óleo permite a absorção do
      cupinicida pela madeira sem risco de apodrecimento, mas possui a desvantagem de apresentar odor forte e de
      difícil dissipação. A melhor maneira é deixar o ambiente bem arejado mesmo, o tempo necessário para que este
      odor não seja mais sentido vai depender do solvente utilizado pela empresa. Alguns óleos próprios para esta
      finalidade possuem odor mais discreto e de fácil dissipação, enquanto outros, como o querosene, possuem a
      mesma eficiência, porém apresentam odor forte e de dissipação lenta.

  4. Recentemente estIve num local c infestaçao de pIolho de pombo, com medo mandei dedetizar meu apartamento. Aconte ce que foi colocado tanto veneno em
    Meu quarto que meu olhos ardem qdo estou nele, ate mesmo dormindo acordo com os olhos areados. Agora esta começando ate a doer. So sinto isto no quaRto. Como faço p remover este tipo de veneno??ja pensei em lavar toda a parede ou ate em pintar.
    O q faço???
    Grata

    1. Ângela, para falar com mais detalhes seria necessário conhecer o ou os produtos que foram utilizados no serviço em sua residência, a metodologia de aplicação e o tempo que decorreu desde esta aplicação. Atualmente se utilizam produtos menos agressivos, como os do grupo dos piretróides. Para estes produtos, a recomendação é aguardar um período mínimo de 04 horas para retornar o ambiente, deixando este o mais ventilado possível após a aplicação, em caso de crianças, idosos, gestantes, animais domésticos e pessoas com histórico alérgico é recomendada 24 horas de ausência. Os piretróides perdem seu efeito em contato com sabões e detergentes de forma que uma limpeza com produtos rotineiros seria suficiente para eliminar o odor, porém, se foi realizada aplicação em tecidos, colchões e carpetes o odor pode permanecer por longos períodos, podendo ser necessário uma lavagem profissional. Entre em contato com a empresa prestadora de serviço para obter maiores informações acerca do produto que foi aplicado e dos locais que foram aplicados.

  5. Boa tarde, fiz uma dedetização em minha lanchonete, e gostaria de saber, se posso limpar, para poder retirar o mau cheiro que fica após a dedetização, que produto devo usar?

    1. Ruan,
      Bom dia,
      A higienização está ligada ao tipo de produto utilizado. Pprodutos de efeito de choque podem ser limpos cerca de 04 horas após sua utilização. Produtos de efeito residual requerem um periodo maior. A higienização deve ser realizada de forma ampla e criteriosa, utilizando produtos de limpeza comumente utilizados. O dodor característico é exalado mediante aeração do ambiente por isso há a recomendação da manutenção do ambiente bem arejado após a realização do controle.
      Sempre à disposição,
      Viviane

  6. Ola ! Boa noite! Fiz uso de pentox em minha casa porem nao sai o chEiro, existe algum produto Que possa passar? Obrigada

    1. Flávia,
      Pentox é um inseticida Piretróide de uso doméstico, inflamável e que possui composto orgânico em sua composição por isso há odor característico. A dissipação desse odor se dará com o passar dos dias e aeração da peça aplicada. Utilizar algum outro produto irá fazer com que o odor demore mais tempo para dissipação.
      Sempre à disposição,

  7. Ola bom dia! Usei pentox na minha casa e sai o cheiro ja faz 5 meses e estou preocupada com meu bebe de 1 ano q fica nesse quarto
    OBrigada
    Flavia

  8. A aproximadamente, seis meses, Contratei uma empresa para eliminar ácaros do meu sofá, foi a pior coisa que eu fiz porque além de ter que jogar fora o sofá, eu e minha esposa desencadeamos uma reação alérgica que parece não ter fim. nao sentimos cheiro algum, porém é só entrar no ambiente que começamos a nos coçar e parece que quem nos visita também começa a se coçar. Não sei mais o que fazer, já limpamos tudo, e até colocamos plantas na sala, mas o problema continua. A empresa que aplicou o veneno contra o ácaro não se responsabilizou, simplesmente veio e lavou o sofá com vaporeto e foi embora.
    Me ajudem se souberem o que fazer.

    1. Oi Celso!
      De maneira geral, não se realiza aplicação de inseticidas líquidos em peças e móveis de tecido pois os mesmos absorvem e o odor permanece sendo difícil de ser removido. Para o controle de ácaros, a aspiração minuciosa com um aspirador de pó pode ser suficiente para diminuir a infestação a níveis próximo de zero. Neste caso em específico, deve-se solicitar a empresa que prestou o serviço a ficha técnica e a ficha de informações de segurança do produto químico (FISPQ) onde constará informações sobre o princípio ativo e grupo químico do produto utilizado. A partir destas informações conseguiremos mais facilmente lidar com a questão através de informações de produtos que podem amenizar o efeito do produto inicialmente aplicado no ambiente.

  9. Ola, a três dias eu e meu esposo pulverizamos veneno para matar os matos em um lote que temos, gostaria de saber se as roupas que usamos na ocasião temos que descartar ou posso lavar normalmente? COMO calça camisa e chapéu, botas, tenis, e na ocasião derramou uma gota na minha mão mas lavei rapidamente, e estou me sentido bem, gostaria de saber como proceder em relação as roupas e como fazer? o nome do produto é akb herbicida.

    1. Flávia,
      Todo produto químico deve ser utilizado com todo EPI específico e sua descontaminação deve seguir as recomendações de Ficha Técnica e Ficha de Segurança. Não pode ser aplicado por pessoa não capacitada e treinada para utilização. O adequado é que seja realizado por empresa especializada.
      Para higienização das roupas o correto também é que seja realizado por lavanderia adequada e devidamente informada sobre a contaminação dos tecidos. Caso não seja possível utilize EPI e lave-as com produtos de limpeza adequados.
      Abraço.

  10. ola, ha uns três dias eu e meu esposo pulverizamos veneno em um lote que temos para matar os matos, gostaria de saber como proceder com as roupas que usamos como a calça, a camisa e se posso lavar normalmente ou devo descartar essas peças, o nome do produto e akb herbicida

    1. Lorena,
      Todo produto químico deve ser utilizado com todo EPI específico e sua descontaminação deve seguir as recomendações de Ficha Técnica e Ficha de Segurança. Não pode ser aplicado por pessoa não capacitada e treinada para utilização. O adequado é que seja realizado por empresa especializada.
      Para higienização das roupas o correto também é que seja realizado por lavanderia adequada e devidamente informada sobre a contaminação dos tecidos. Caso não seja possível utilize EPI e lave-as com produtos de limpeza adequados.
      Abraço.

    1. Daniel,
      O controle de cupins deve ser específicos a cada espécie infestante. Cupins de madeira seca devem ser controlados com produtos químicos líquidos dissolvidos em solventes orgânico (para não danificar a estrutura do móvel infestado).
      Cupins subterrâneos devem ser controlados de forma distinta:
      1) Espécies que se alimentam de iscas – através de iscagem com produto inibidor de crescimento
      2) Espécies que não se alimentam de iscas – através de barreiras químicas impeditivas as entrada
      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

  11. acredito que minha mesa esteja com uma infestação de cupins. porém, ESTA mesa FICA FIXADA NUMA BASE DE MADEIRA NA PAREDE. EU PRECISO RETIRÁ-LA DA PAREDE PARA FAZER A DEDETIZAÇÃO?

    1. Bruna,
      Conseguimos realizar o controle de cupins sem a necessidade da retirada desta mesma. O que é necessário é verificar, é se, a infestação é realmente de cupins e, também, todas as características do móvel, para que possamos precisar as informações de controle. Envie seu contato para o e-mail [email protected] que temos condições de determinar a forma técnica adequada para solucionar esta questão se forma a trazer menos impacto para sua residência.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: