Pergunte ao Especialista: Um rato caiu e morreu dentro da minha máquina de lavar. O que devo fazer?

Esta é a seção Pergunte ao Especialista. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Deixe sua pergunta nos comentários ou envie um e-mail para a gente!
Dúvida:
Um rato caiu dentro minha máquina de lavar e morreu ali. O que devo fazer com o eletrodoméstico? Tenho uma criança de dois anos em casa e fico com receio de voltar a lavar as roupas nessa máquina.
Pergunta enviada por Suzana.
rato-preto-pequeno
Resposta:
Já ensinamos aqui nessa seção como desinfetar roupas contaminadas por uma ratazana que entrou na máquina de lavar.
No caso da pergunta de hoje, se o roedor faleceu no interior da cuba onde são depositadas as roupas para lavagem você deve retirar o cadáver e higienizar toda a cuba e o agitador com solução de Cloro ou Lisofórmio. Após essa higienização limpe toda a máquina e volte a utilizá-la normalmente.

14 respostas para “Pergunte ao Especialista: Um rato caiu e morreu dentro da minha máquina de lavar. O que devo fazer?”

  1. mudei para uma casa nova e agora minha máquina de lavar vive cheias de rãs que fazem suas necessidades dentro dela deixando um mal cheiro horrível. deixei de lavar minhas roupas na máquina, pq mesmo depois de limpá-la, minhas roupas ainda saíam com fragmentos e mau cheiro, o que devo fazer para que as rãs não morem mais na minha máquina de lavar???

    1. Maria, rãs são animais protegidos por lei no Brasil, o que faz sua captura e eliminação um crime ambiental. Verifique por onde estes animais estão tendo acesso a sua residência, o que podemos é trabalhar barreiras físicas para impedir que entrem. Telas em janelas e em aberturas de escoamento de água, borracha nos vãos entre portas e o piso são exemplos de barreiras físicas que podem ser adotadas. Quanto a maquina de lavar, faça uma tripla higienização com água, depois com álcool e por último utilize uma solução com água sanitária, enxaguando bem após cada lavagem. Se o problema persistir, solicite a visita de um especialista para lhe orientar sobre barreiras que podem ser adotadas no seu caso específico.

  2. boa TARDE! UTILIZEI UM PANO PARA LIMPEZA DA GELADEIRA, EM SEGUIDA PERCEBI QUE O LOCAL EM QUE ESTAVA GUARDADO HAVIA COCÔ E XIXI DE RATO. cOMO FAZER PARA HIGIENIZAR E DESCONTAMINAR A GELADEIRA? E OS PANOS DEVO JOGAR FORA? OBRIGADO.

    1. Dina,
      Boa tarde,
      Você deve proceder nova higienização de toda área com produto de grande efeito bactericida (exemplo Lysofórmio). Os panos também devem passar por higienização rigorosa para serem reutilizados.
      Sempre à disposição,

  3. Oi minha casa é muito pequena e a pia fica no quintal, acontece que hj caiu um camundongo dentro do copo do meu liquidificador, ele é novo e não posso trocá-lo,o que devo fazer? Água fervente é o suficiente para limpar? Tenho uma bebê e estou com medo de fazer suco pra ela…

    1. Olá Jennefer!
      Recomendamos a troca do copo porém, como não é possível, realize a descontamização com produto bactericida (tipo Lysofórmio) e também passar a água fervente. Após esse processo realize nova lavagem para posterior utilização do utensílio.

  4. Ola não sei como mas tinha uma rã dentro da minha máquina tirei as roupas com a vassoura as roupas, não tenho certeza se ela saiu,mas após de ter tirado coloquei um vidro de quiboa para lavar a máquina será que ela saiu há algum problemas de lavar roupa novamente?

    1. Érica,
      Não temos como precisar se o animal saiu ou não. Se você utilizou a máquina possivelmente o animal já tenha escapado ou até mesmo morrido tanto pela ação do alvejante utilizado quanto pela ação mecânica da máquina. De toda forma esvazie o eletro, limpe-o e utilize normalmente.
      Abraço.

  5. Olá, moro em apartamento e é novo, porém apareceu muitas vezes de rato dentro da minha maquina de lavar roupas. Eu já passei aspirador de pó para tirar alguns e lavei 2 vezes com cloro gel e sabão, mas não para de aparecer fezes. Como proceder pois lavo nossas roupas e do meu bebê também.Obrigada.

    1. Juliana,
      Seria interessante primeiramente verificar se essas fezes recorrentes são realmente fezes de roedores. Caso afirmativo faz-se necessária a realização de controle desta praga e assim proceder a higienização adequada do local.
      Para higienização de sua máquina programe um ciclo completo de lavagem com produtos usualmente utilizados (sabão e alvejante). Após esta lavagem fação uma nova lavagem com produto com alto teor bactericida (Tipo Lysofórmio). Conclua com novo ciclo de lavagem completa utilizando os produtos convencionais.

  6. BOA TARDE,
    ESTOU COM PROBLEMA DE URINA E FEZES DE RATO NA MINHA GELADEIRA NA PARTE DE TRAS ONDE FICA O MOTOR.COMO DEVO LIMPAR, ESTA UM CHEIRO HORRIVEL E TENHO MEDO DE DOENÇAS.

    1. Recomendo você entrar em contato com um profissional especialista em manutenção de eletrodoméstico pois qualquer tipo de higienização com produtos usuais poderá acarretar danos no motor da geladeira.

  7. Olá, hoje encontrei uma rã morta dentro do estojo que guardo as louças do meu filho de um ano e meio, deixei tudo de molho na água sanitária, só isso irá desinfetar totalmente ? Ou tem outro processo que posso fazer ? Depois disso fico com medo de meu filho usar as louças.

    1. Yara,
      Bom dia,
      Como não temos conhecimento do motivo do óbito da rã e devido a idade de seu filho recomendo o descarte das louças que tiveram contato com o cadáver.
      Sempre à disposição,

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: