menu

Uberaba confirma primeiro caso de febre chikungunya

Doença foi contraída por um homem que viajou à Bahia a trabalho.Paciente voltou a Uberaba quando já tinha acabado período de contágio.
A Secretaria de Saúde de Uberaba confirmou nesta terça-feira (11) o primeiro caso de febre chikungunya registrado na cidade. Segundo a pasta, a doença foi contraída por um homem de 35 anos, que viajou à Bahia a trabalho em junho e julho.
O resultado do exame, feito pela Rede de Laboratório de Saúde Pública, administrada pelo Estado, foi encaminhado à Secretaria de Saúde na segunda-feira (10).
Segundo as investigações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, o uberabense viajou para a cidade baiana de Santaluz no dia 29 de junho, onde permaneceu por quatro dias. No dia 4 de julho, o homem apresentou os primeiros sintomas da doença enquanto passava férias nas proximidades de Salvador.
Ainda na Bahia, o paciente chegou a retornar à Santaluz no dia 9 de julho, onde recebeu atendimento em unidade de saúde devido às dores nas articulações. Após retornar a Uberaba, o homem procurou atendimento na rede particular de saúde no dia 14 de julho.
Na manhã desta terça-feira, a equipe de Vigilância Epidemiológica esteve novamente na residência do paciente para levantamento de informações extras. O paciente passa bem, mas ainda sente dores nas articulações dos joelhos, tornozelos e cotovelos.
O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que quando o paciente retornou a Uberaba, já estava encerrado o período de transmissão do vírus, que ocorre no início da doença, na fase febril. Neste período, o paciente ainda se encontrava na Bahia, provável local de contaminação.
O diretor enfatiza ainda que é fundamental que os profissionais de saúde de Uberaba acionem o Departamento de Vigilância Epidemiológica sempre que suspeitarem desta ou de outras doenças de agravo, para que o município possa investigar o caso.
Fonte : G1.globo 

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: