Caixa d’água: descubra os principais tipos e necessidades de limpeza

Tipos de Caixa D'água


Existem muitos tipos de caixa d’águas. Cada uma possui características próprias, vantagens e desvantagens. Há, no entanto, algo em comum entre elas: a necessidade de limpeza regular, preferencialmente a cada 6 meses. 

Para que você possa conhecer melhor os diferentes tipos de caixas d’água, preparamos este conteúdo especial. Confira:

Caixa d’água de polietileno

Esta é uma caixa regulamentada pela norma ABNT NBR 14799. Atualmente é uma das mais conhecidas e usadas no país, sendo o seu material o mais utilizado no mundo. Sua capacidade varia entre 310 a 2500 litros. 

O polietileno é uma espécie de plástico produzido a partir do petróleo e de polímeros. Por ser liso, leve e resistente, acaba por facilitar o processo de instalação e limpeza. 

Sua instalação é simples, mas precisa de alguns cuidados. Os dois mais importantes são: evitar que a caixa sofra impactos e assegurar que ela seja instalada em uma superfície plana, horizontal e sem presença de vibrações (como a de uma bomba de água, por exemplo).

Caixa d’água de poliéster reforçado

Esta é uma caixa regulamentada pela norma ABNT NBR 8220. Elas geralmente são feitas sob medida e podem chegar a 500 mil litros ou mais. São construídas utilizando placas modulares e, por isso, geralmente são montadas na própria obra. 

Embora seja leve, sua resistência é relativamente pequena a perfurações e impactos. Por isso, o seu processo de limpeza e manutenção exigem cuidados especiais, para evitar danos ao produto. Sua maior vantagem é o preço, se comparado ao de um reservatório de Inox ou Polietileno.

Caixa d’água de aço inoxidável

Esta é uma caixa regulamentada pela norma ABNT NBR 14863. Resistência, durabilidade, eficiência do seu sistema de vedação e a facilidade de limpeza são suas grandes vantagens. Além disso, geralmente, preserva o frescor da água por mais tempo que outros tipos de caixa.

Sua grande desvantagem é o preço: pelo tipo de material, costuma custar bem mais que os outros modelos de caixa.

Agora que você já sabe das diferenças entre os principais tipos de caixas d’água, só falta saber a melhor maneira de fazer sua limpeza periódica: contando com uma empresa especializada, como a Insetan. Que tal, então, fazer um orçamento gratuito? Basta clicar aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.