A teia de aranha é tão resistente que estudos chegaram a comprovar que sua força pode ser comparada à força do próprio aço, como apontado na pesquisa publicada pelo Centro Nacional de Informação Biotecnológica.
Como é feita a teia de aranha?
A teia de aranha é feita da seda produzida pelo animal. Constituída por proteínas, essa seda é feita por glândulas específicas, as sericígenas, que ficam no abdômen da aranha. “Existem várias tipos de glândulas, portanto, vários tipos de sedas são fabricados”, explica a bióloga Tatian Kawamoto, doutora em Fisiologia pelo Instituto de Biologia da USP (Universidade de São Paulo), especialista em aranhas.
A seda é produzida durante toda a vida da aranha, que pode utilizá-la para inúmeras finalidades, dentre elas para embrulhar as presas, proteger os ovos, para uma espécie de corda salva-vidas, para ajudar a escapar de predadores e para construir as teias de aranhas.
As teias não são produzidas por todas espécies e sua espessura pode variar. Ela é determinada pelo tipo e pela quantidade de válvulas envolvidas na produção dos fios, que podem ser mais finos do que um fio de cabelo.
Mais forte que o aço?

Elásticas como a borracha, as teias de aranhas podem ser mais firmes que fibras de Nylon ou Kevlar (aquelas usadas para confeccionar coletes à prova de balas). Além de serem antimicrobianas, hipoalergênicas e biodegradáveis.
Comparada com a resistência de um aço, um fio de teia de aranha grosso como um lápis seria capaz de parar um boeing 747 em pleno voo, uma aeronave militar, que pode variar de 162 a 214 mil kg, conta Elíbio Rech, pesquisador da Embrapa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, em entrevista para a revista científica da Fapesp.
Fonte: http://www.vix.com/pt/ciencia/536459/teia-de-aranha-e-capaz-de-parar-um-aviao-duvida-entenda-como