Proliferação de pragas urbanas aumenta o risco de doenças

Segundo a bióloga e professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Sorocaba, Eliane Pintor de Arruda Moraes, a proliferação de insetos e bichos que incomodam o ser humano, como baratas, mosquitos, ratos, cupins, escorpiões, formigas, caramujos e carrapatos ocorre em ambientes com água, alimento, abrigo e acesso para as pragas urbanas. Elas, além de causar incômodo, também podem transmitir doenças aos seres humanos, como leptospirose, hepatite e febre amarela.
Segundo Eliane, esses animais considerados pragas podem transmitir inúmeras doenças ao homem. No caso dos roedores, algumas doenças que podem ser transmitidas são a leptospirose (através da urina) e a peste bubônica (através da pulga). “As baratas podem transmitir lepra e hepatite. As pombas transmitem histoplasmose. Moscas transmitem salmonelose. Formigas podem transmitir amebíase e determinadas espécies de mosquitos transmitem a Dengue e a febre Amarela, febre Chikungunya e a febre Zika“, completa.
Cuidados redobrados
A especialista recomenda alguns cuidados para evitar a proliferação das pragas, como manter os lixos acondicionados em sacos plásticos e latões com tampas, não jogar lixo ao céu aberto e em terrenos baldios, manter os terrenos limpos, acondicionar alimentos em recipientes bem fechados, vedar frestas e vãos que possam servir de entrada para os animais, manter limpas as instalações dos animais domésticos e não deixar a alimentação destes expostas, além de inspecionar periodicamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários e gavetas que possam servir de abrigo para esses animais.
Quanto aos inseticidas comprados em supermercados, a bióloga recomenda o uso com cautela, pois podem causar reações adversas principalmente se a pessoa for alérgica. “Eles não são eficazes no controle de uma proliferação, servem apenas para matar alguns indivíduos”, destaca.
Fonte: CruzeiroDoSul
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.