menu

Planta Coroa de Cristo é fonte de alimentação para o mosquito da dengue

Em vários posts do blog, a Dedetizadora Insetan mostrou como a dengue pode trazer muita dor de cabeça. Agora, o biólogo e pesquisador Antônio Pancrático de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), descobriu que a planta conhecida como Coroa de Cristo é um prato cheio para o mosquito da dengue, literalmente.

O professor, que é doutor em Entomologia (ciência que estuda os insetos), afirma que a planta serve de alimento para o mosquito. Tanto o macho quanto a fêmea pode completar um ciclo de vida, uma média de 30 dias, apenas se alimentando das flores da Coroa de Cristo. Ela contribui para a manutenção da população do mosquito transmissor da dengue. Ou seja, possuir essa planta em casa significa manter uma população perigosa de Aedes aegypt.

A Coroa de Cristo contribui para a manutenção de mosquitos adultos. Já outras plantas, como orquídeas e bromélias, são favoráveis para a sobrevivência dos ovos e larvas do inseto. A população deve se alertar para as plantas ornamentais, que estão presentes em quintais. Elas podem favorecer a existência de mosquitos e outros insetos, que são extremamente perigosos para a saúde pública.

Para mais informações sobre como combater a dengue, visite o hotsite do Ministério da Saúde.

10 respostas para “Planta Coroa de Cristo é fonte de alimentação para o mosquito da dengue”

  1. Considerando-se que é muito comum a utilização da “Coroa de Cristo” em floreiras sobre muros divisórios e em jardins de casa de praia, principalmente no Litoral Norte da Bahia, consideramos pertinente, que a Secretaria da Saúde, alerte a população dos riscos e perigos para a saúde pública, vez que, ao meu ver, esta descoberta ainda não foi divulgada. Na qualidade de Arquiteto, Urbanista, Paisagista e Especialista em insetos xilófagos, já utilizei esta planta em diversos projetos, e procurarei, substituí-la por uma outra planta que não contribua para o desenvolvimento de pragas urbanas.

  2. Essa planta é a solução para acabar com caramujos africanos… procurem no youtube “Solução para o caramujo africano “

  3. Que pena, pois estava querendo plantar em vasos para alimentar abelhas jataí que apareceram no meu jardim. Em pesquisa, descobri que é uma flor ideal para as abelhas.

  4. Como faço para acabar com a coroa de cristo do meu jardim, pois possuo criança pequena e cães. Não quero mais cultivá-la. Uso que tipo de herbicida?

    1. Boa tarde Ivete,
      Recomendo que entre em contato com uma empresa de Paisagismo de sua região, para que ela possa ajudá-la no processo de substituição do vegetal.
      Agradecemos seu contato.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  5. Agora que eu descobri a planta ideal para minha divisa na roça???? E agora? Qual planta que poderá substituí-la?

    1. Boa tarde Toledo,
      Recomendo que entre em contato com uma empresa de Paisagismo de sua região, para que ela possa ajudá-la no processo de substituição do vegetal.
      Agradecemos seu contato.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  6. aINDA HOJE EU COMENTEI COM UMA PESSOA SOBRE COMO DESCOBRI O PODER DESSA PLANTA, COROA DE CRISTO.
    qUANDO EU TINHA 16 ANOS FIZ USO DESSA EXCELENTE PLANTA PARA REMOVER ALGUMAS 28 VERRUGAS DO PÉ . ISSO MESMO . VINTE E OITO. E, DEPOIS AOS 35 ANOS TAMBÉM FIZ USO DA MESMA PARA REMOVER UMA DE TAMANHO MENOR Á BAIXO DO OLHO DIREITO . RECOMENDEI O USO À DOIS IRMÃOS E TAMBÉM PARA ALGUNS AMIGOS . O USO É APENAS PASSANDO AQUELE LIQUIDO LEITOSO QUE SAI DAS FOLHAS SOBRE A ÁREA AFETADA E, ALGUNS DIAS DEPOIS, AS VERRUGAS DESAPARECEM SEM DEIXAR NENHUMA MARCA. É INCRÍVEL , MAS NÃO ACHEI NADA NA INTERNET FALANDO SOBRE TAL TRATAMENTO CONTRA VERRUGAS USANDO A PLANTA COROA DE CRISTO.

  7. Coroa de cristo é uma fonte de Néctar , pólen e Resina para as abelhas nativas, melhor prevenção e não deixar agua parada! Sem as abelhas não viveríamos 3 anos!

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Mitos sobre controle de pragas
Dicas

9 VERDADES E 1 MITO SOBRE DEDETIZAÇÃO

Que tal testar seus conhecimentos sobre dedetização? Listamos aqui 9 verdades e 1 mito sobre o assunto e querermos saber se você descobre qual dessas

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: