menu

Pergunte ao Especialista: Formigas

Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui, você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas; é só você mandar suas perguntas para a gente.
Dúvida:
Meu nome é Edivando Dias, resido na cidade de Barrinha interior de SP. Perdoe meu incômodo, mas estou necessitando de auxilio sobre um problema que causei por ignorância  há dois meses tive um problema com formigas no forro de meu quarto, após passar vários venenos e não funcionar, me indicaram o Pesticida sólido tóxico N.E. a base de FIPRONIL, conhecido como \”REGENT 800 WG\”. Realmente mataram todas as formigas, mas também me expulsou do quarto, pois nao consigo mais respirar lá dentro, provocando dor nos rins e no pulmão. Apliquei o veneno com burrifador, apenas nas brechas do forro, o problema, é o aquecimento do telhado, perto do forro, provocou a evaporação do venenos em gases. O cheiro já existe mais, mas o ar do quarto causa asfixia, e sensao de inchaço nos orgão internos. Já pintei o quarto, já retirei parte do forro onde havia resquicios do veneno, já lavei o quarto, já coloquei plantas para purificar, mas o ar pesado ainda continua tornando impossivel respirar bem lá dentro. Gostaria se possível, de informação de como retirar os gases tóxicos que ainda esta nos ar. Já pensei em colocar ar-condicionado, mas não sei se será eficaz. Existe uma forma de neutralizar os gases que ainda restaram? Aguardo se não for incômodo, uma auxilio no que fazer. Obrigado.
Resposta:
Bom dia Edivando,
Agradeço o contato pelo site e faço as seguintes ponderações acerca do seu relato:

  • Todo produto químico para controle de pragas em ambiente urbano deve ser registrado no Ministério da Saúde,pois passam por inúmeros testes de eficácia e toxicidade que permitem a aplicação correta, sem riscos à saúde humana. Ou seja, produtos utilizados em ambientes urbanos são apenas produtos domissanitários e deve ser aplicados por empresa especializada.

  • O Regent é um produto agrícola, utilizado para controle de cupins em culturas de algodão, batata, cana de açúcar, milho e soja. Não pode ser utilizado em ambientes urbanos e sua aplicação deve obedecer regras rígidas determinadas pelo Receituário Agronômico.

  • O odor que permanece no ambiente em que foi aplicado o produto provavelmente é dos solventes orgânicos constantes em sua composição. Para neutralização do produto, primeiramente deve ser retirado (para tal deve-seutilizar todo EPI – Equipamento de Proteção Individual recomendado) todo resíduo granulado com a utilização de um aspirador de pó (ao qual o saco deve ser descartado).

  • Lave com água e detergente toda a superfície contaminada (para este procedimento também deve ser utilizado todo EPI indicado). Todo o ambiente deve permanecer arejado (janelas abertas e ventilação artificial com ventilador e nunca com ar condicionado).

Verifique a FISPQ do produto que irá auxiliá-lo no processo de descontaminação de seu ambiente.
Continuação:
Edivando: Bom dia Viviane! Muito obrigado pelo auxílio.
Se for possível gostaria de mais uma ajuda.
Voce disse; “nunca usar ar-condicionado em um ambiente em que foi aplicado agrotóxicos! Ok.
Como não sabia disso antes, coloquei ar no quarto, mas não o usei ainda.
A aplicação do veneno já faz tres meses; depois de algum tempo é possivel ligar o ar-condicionado? Ou em hipotese alguma? pois ainda tenho tempo para devolve-lo.
Muito obrigado pelas informaçoes.
AGUARDO.
Viviane: Boa tarde Edivando,
Poderá sim utilizar o aparelho de ar condicionado. A restrição de uso é apenas durante o período em que você estiver sentindo o odor, pois o aparelho não renova o ar do ambiente, apenas resfria e circula. Enquanto você estiver sentindo odores, não é recomendável a sua utilização.
Como já mencionei, faça uma higienização mais pesada em todo o fôrro com água e detergente e areje o ambiente com bastante ênfase, pois a higienização somada à circulação de ar é que eliminará os odores dos gases liberados. A partir do momento em que você parar de sentir o odor, poderá utilizar o aparelho adquirido.

41 respostas para “Pergunte ao Especialista: Formigas”

  1. Moro em Belo Horizonte e gostaria que me falassem de um veneno para acabar com as “formigas lava-pés”. Meu jardim está tomado por elas, já usei K-othrine, Malatol, gasolina e cloro, mas nada acaba com elas. Obrigada.

    1. Boa tarde Neuza,
      A formiga lava-pés tem uma espécie de ninho pequeno e pontual. Possivelmente, seu jardim possui um número maior de ninhos disseminados em toda a sua extensão. Fale com uma de nossas Assistentes Comerciais pelo telefone 3423-2500. Elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de serviço mais adequado para a solução deste problema.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

    1. Obrigada Marcelo. Será um prazer continuar recebendo suas dúvidas.
      Um abraço.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  2. Tenho um problema com formigas minúsculas, praticamente invisíveis, que atacam causando picadas dolorosas. Depois, permanecem marcas com prurido intenso. Acredito que possa ser a formiga lava-pés, pois geralmente somos picados ou próximos à piscina ou na hora do banho. Onde achar um especialista para acabar com elas? Isso ocorre em nossa fazenda em São Simão – SP.

    1. Boa tarde Maria Clara,
      Recomendo que você entre em contato com a Associação Paulista – Aprag (http://www.aprag.org.br/) e solicite a listagem das empresas legalmente habilitadas de sua região.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  3. Boa tarde. Meu marido passou o veneno Regent para formigas, só que ele não sabia onde e como usar e passou em área urbana (em minha casa) e tenho crianças. Como faço agora? Posso tirar com detergente?

    1. Boa tarde Aneliza,
      Você terá que realizar uma higienização criteriosa de todo o ambiente com produtos de limpeza de ação não apenas detergente. Lembre-se de deixar todo o ambiente arejado antes de retornar. O controle de pragas urbanas deve ser realizado por empresa especializada e com produtos registrados no Ministério da Saúde. Produtos Agrícolas não devem ser utilizados em ambientes domissanitários por questões de eficiência e toxicidade.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  4. Boa noite. Coloquei uma grama esmeralda na minha casa e verifiquei que ela estava sendo comida por um tipo de inseto que não aparece durante o dia. À noite, constatei e, após pesquisa na internet, verifiquei que trata-se do cupim subterrâneo. Qual o melhor veneno para combater esta praga? Obrigado.

    1. Cada espécie de cupim é tratada de forma diferenciada, pois cada uma possui hábitos diferentes. O controle deve ser realizado por uma empresa especializada de acordo com as características da espécie identificada.
      Caso você esteja em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana, entre em contato com uma de nossas Assistentes Comerciais. Elas estão à sua disposição para lhe propor o plano de serviço mais adequado para este problema. Caso não esteja em BH, procure uma empresa controladora de pragas legalmente habilitada de sua região e solicite uma visita para confirmação do problema e determinação da solução mais adequada para seu ambiente.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnico – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

    1. Boa tarde Otto,
      Produto domissanitário é qualquer produto químico registrado no Ministério da Saúde para utilização em ambientes urbanos.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.
      Viviane Alves de Avelar
      Responsável Técnica – CRBio 16.441/4-D
      (31) 3423-2500

  5. Boa Tarde. Moro perto de uma região com muita mata e tenho problemas com aranha armadeira, cheguei a matar 5 em um único mês. Tenho o regente 800 em casa, gostaria de saber se ele é eficaz no combate dessa aranha e qual a dosagem que devo usar (na grama e em volta da casa).

    1. Boa tarde Edson, o Regente 800 é um produto de uso agrícola, sendo restrito para controle de pragas em algumas culturas específicas. Sua utilização em ambientes domésticos não é permitida. Existem inseticidas específicos para o controle de aranhas, porém estes produtos são de venda restrita para órgãos e empresas especializadas. O uso destes produtos e sua utilização correta atentando para a forma de aplicação alcançam bons resultados no controle desta praga. A recomendação é solicitar a visita de um profissional treinado para avaliar seu caso em particular.

  6. OLÁ MORRO NO INTERIOR DO RS ÁGUAS CLARAS E NÃO AGUENTO MAIS AS FORMIGAS NO FORRO ESTOU SEMPRE COLOCANDO GIMO FORMIGANTE MAS SÓ DIMINUE E NÃO ACABA COM ELAS E AGORA PRA COMPLETAR APARECEU MORCEGO JÁ USEI AFASTA MORCEGO PAGUEI 70,00 REAIS E NÃO RESOLVEU …
    POR FAVOR ME AJUDEM SE TIVER ALGO CASEIRO MELHOR OU NÃO MUITO CARO, POIS NÃO AGUENTO MAIS GASTAR E NÃO RESOLVER???
    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO…

    1. Olá Luciane. Bem, morcegos são animais da fauna silvestre ameaçados de extinção e
      protegidos por lei, de forma que sua eliminação ou captura é passível de multa e até prisão.
      Neste caso, a melhor maneira é descobrir por onde os morcegos estão tendo acesso ao forro e
      bloquear estas entradas.
      Para as formigas, existem produtos eficientes registrados no mercado e autorizados para
      utilização para esta finalidade, no entanto, são produtos que necessitam de um treinamento
      específico para que possam ser manipulados. Entre em contato com uma empresa
      especializada no controle de formigas para combater esta praga na sua residência. Você
      poderá pagar um pouco mais, mas terá seu problema resolvido até mesmo com certa garantia.
      O especialista consegue agir de forma a eliminar a rainha e posteriormente toda a colônia.
      Eliminar indivíduos de maneira pontual não irá sanar seu problema.

  7. Ola td bem?
    Bom moro ao lado de um terreno vazio, onde cresceu muito mato e esta vindo pra minha casa umas lagartinhas preta, e outras vermelha e peludinha.
    Qual veneno devo passar na minha casa do lado de fora pra elas morerrem.

    1. Ana Paula,
      Não há como identificar as espécimes observadas a partir da descrição enviada. A medida adequada a ser feita é a poda da vegetação que cresceu no lote. Contate o proprietário, ele é responsável pela manutenção adequada do lote. Caso continue aparecendo essas lagartas após a limpeza do lote e esteja em Belo Horizonte, entre em contato conosco que temos a solução para o problema apresentado.
      Lembre-se que o auto serviço além de proibido coloca em risco a saúde das pessoas não capacitadas que manuseam produtos químicos.
      Obrigada por nos enviar a sua dúvida.

  8. oi, gostaria de saber como faço para eliminar carrapatos de todos os tipos e tamanhos do meu quintal, tem por toda parte nao aguento mais.

    1. Ana Carolina,
      Bom dia,
      O controle de ectoparasitas deve ser realizado em duas etapas complementares em intervalos médios de 10 dias entre as aplicações de produtos domissanitários (registrados no Ministério da Saúde) específicos para este controle. Deve ser abrangente de modo a atingir todos os locais de alojamento de carrapatos existentes em pisos, alisares, rodapés, etc. Além disso o controle no animal existente na residência deve ser realizado no mesmo dia do controle ambiental pois somente desta forma elimina-se a apossibilidade de infestação cruzada.
      Caso esteja em MG envie seu contato que temos a solução para o problema apresentado.

    1. Kássia,
      Bom dia,
      Existem várias técnicas de controle de baratas. Existe técnica através de pulverização que requer alguns cuidados especiais e existe controle através de iscagem que não há necessidade de desocupação do ambiente. Caso esteja em MG envie seu contato que temos a solução para o problema apresentado.

  9. Gostaria de saber sobre a APLICAÇÃO do VENENO REGENTE em uma plantação de EUCALIPTO e cana em dias chuvosos, o ideal e esperar a chuva passar ?
    se eu aplicar e chover irei perder o produto aplicado ?

    1. Gabriel,
      A aplicação de pesticida na agricultura não é recomendada em dias de alta pluviosidade (chuvas) pois poderá haver perda dos produtos aplicados podendo até haver contaminação de lençol freático devido a má utilização.
      Para um melhor aproveitamento, recomenda-se a aplicação do produto em períodos de estiagem nos períodos de menor incidência de luz e calor (primeiras horas da manhã e final da tarde). Salientamos que toda aplicação de produtos químicos deve ter acompanhamento de profissional responsável da área (neste caso deverá haver acompanhamento de um engenheiro agrônomo), que deverá seguir todas as recomendações descritas na bula e fichas de emergência dos produtos.
      Abraço.

  10. Olá boa tarde ..me responde um dúvida ? Esse veneno regent e eficaz contra escorpiões ? Depois que passamos ele seca se passar algum inseto no lugar ele morre?

    1. Bom dia,
      Regent é um produto agrícola indicado para controle de pragas em culturas de cana de açucar e outros plantios. Não pode ser utilizado em ambiente urbano.
      Os produtos que podem ser utilizados em ambientes urbanos são os chamados produtos domissanitários, que são registrados no Ministério da Saúde e que passam por testes de toxicidade e eficácia. Os produtos domissanitários possuem toxicidade menor que os produtos agrícolas e têm maior segurança de uso para pessoas e animais não alvos.
      Para o controle de escorpiões há produtos específicos registrados no MS para o controle desta praga. Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

  11. BOM DIA! meu nome é luciana e moro no sítio, estou tendo problemas com escorpiões, e como tenho criança pequena gostaria de saber se posso passar regente no forro, nos batentes das portas. quero saber se faz mal a criança respirar, ficar dentro da casa depois que passa o veneno, ou se é preciso ficar pelo menos um dia fora de casa, ou quantos dias? Obrigada!

    1. Luciana,
      Regent é um produto agrícola indicado para controle de pragas em culturas de cana de açucar e outros plantios. Não pode ser utilizado em ambiente urbano. Os produtos que podem ser utilizados em ambientes urbanos são os chamados produtos domissanitários, que são registrados no Ministério da Saúde e que passam por testes de toxicidade e eficácia. Os produtos domissanitários possuem toxicidade menor que os produtos agrícolas e têm maior segurança de uso para pessoas e animais não alvos.
      Para o controle de escorpiões há produtos específicos registrados no MS para o controle desta praga. Em relação a cuidados com sua criança, recomendamos que ela esteja fora do ambiente desinsetizado com produtos domissanitários por um período de 24 horas.
      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.
      Abraço.

  12. Olá boa tarde
    Preciso de ajuda pois está aparecendo muito escorpião do amarelo na casa da minha mãe é me disseram que não existe veneno pra isso.
    Mas esta semana uma pessoa disse pra diluir regente granulado em água e passar tudo em volta da casa e jogar dentro do ralo do banheiro que é ótimo
    Oi vcs me diz?

    1. Regent é um produto agrícola indicado para controle de pragas em culturas de cana de açucar e outros plantios. Não pode ser utilizado em ambiente urbano. Os produtos que podem ser utilizados em ambientes urbanos são os chamados produtos domissanitários, que são registrados no Ministério da Saúde e que passam por testes de toxicidade e eficácia. Os produtos domissanitários possuem toxicidade menor que os produtos agrícolas e têm maior segurança de uso para pessoas e animais não alvos.
      Para o controle de escorpiões há produtos específicos registrados no MS para o controle desta praga. Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.
      Abraço.

  13. Oi tudo bem eu estou com um probleminha o forro do meu quarto é PVC e está infestado de piolhos de pardal e esses piolho ficam caindo em mim causando muita coceira ,eu subi no telhado e joguei Talfon aquele pó antipulgas mas parece que piorou .agora eu te pergunto qual seria o melhor veneno para acabar com os piolhos ?

    1. Thalison,
      Para um controle adequado de piolhos de aves você deve fazer a retirada de todas as aves, penas e ninhos da área do forro. Além disso, deve implantar barreiras físicas impeditivas a entrada de novos indivíduos. O livre acesso favorecerá novas reinfestações na área. Após a retirada das aves e seus resíduos, deverá ser realizado o controle dos ectoparasitas do ambiente. Este controle deve ser realizado com produto domissanitário apropriado. Controles realizados com produtos veterinários (como o Talfon) e/ou agrícolas não devem ser adotados por risco relacionado a toxicidade.
      Caso esteja em MG, por favor, faça contato telefônico para identificarmos uma solução adequada para o problema apresentado.

    1. Para um controle efetivo além do produto adequado a técnica de aplicação e verificação ambiental são fundamentais. Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

  14. olá, comprei regente granulado em uma casa agropecuária e apliquei em minha residência, porém acabou atingindo algumas alguns utensílios domésticos, esse produto causa alguma complicação em ser humano ?

    1. Regent é um inseticida de uso agrícola registrado no Ministério da Agricultura com indicação de uso em culturas de batata, cana de açúcar e milho. Produtos para utilização em ambientes domésticos são denominados domissanitários (registrados no Ministério da Saúde) e devem ser aplicados por profissional capacitado de empresa legalmente habilitada.

  15. Boa tarde, estou preocupada pois apliquei um gel pra matar formigas( a base de sulfaramida 01,00 e espessantes 99,00 caiu na pia da minha cozinha estou com medo de contaminar os meus utensílios de cozinha pois tenho filho pequeno estou com MT medo já joguei água fervendo e a água sanitária pra limpar será que vou ter que trocar a pia pois na hora eu joguei a água pra dentro da bacia de inox… Estou desesperada…

    1. Thaís,
      Boa tarde,
      Os produtos domissanitários (registrados no Ministério da Saúde) possuem baixa toxicidade. Se você aplicou um domissanitário e já fez essas limpezas relatadas não há nenhum risco de contaminação e nem de intoxicação.
      Como exemplos podemos citar a aplicação de formulações domissanitárias a base de iscas gelatinosas em CTI’s, Blocos Cirúrgicos, Escolas e demais estabelecimentos sem haver nenhum tipo de risco de contaminação. Ressalto, que todo produto deve ser aplicado de forma tecnicamente correta e profissional para que tenha 100% de segurança e eficácia.
      Sempre à disposição.

    1. Gilsom,
      Bom dia,
      Regente é um inseticida Agrícola registrado no Ministério da Agricultura e não pode ser utilizado em ambiente urbano. Produtos para utilização domissanitária são produtos registrados no Ministério da Saúde (Produtos Domissanitários), pois passam por testes de eficiência e toxicidade o que permite segurança da saúde do homem e dos animais não alvos.
      Abraço,

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Mitos sobre controle de pragas
Dicas

9 VERDADES E 1 MITO SOBRE DEDETIZAÇÃO

Que tal testar seus conhecimentos sobre dedetização? Listamos aqui 9 verdades e 1 mito sobre o assunto e querermos saber se você descobre qual dessas

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: