A pergunta dessa semana veio de uma leitora do Blog da Insetan que vive no Paraná e está entrou em desespero após encontrar um escorpião amarelo, enquanto lavava a louça. “Ele estava em cima da pia fiquei preocupada pois nunca tive essa experiência tenho filhos e meu quintal não tem piso”, relata no e-mail.
E toda a preocupação tem motivo. O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso de toda a América do Sul e o mais comum de ser encontrado nos estados do sudeste brasileiro, como Minas Gerais.
Especialista dá dicas de como agir em casos de picadas de escorpião
Veneno contra escorpião?
Veneno de escorpião é matéria-prima para remédio anticancerígeno
Saiba mais sobre os escorpiões
Para responder à pergunta de nossa leitora, fomos até o analista técnico e Engenheiro Agrônomo, Dhiego Freitas Rocha. Ele recomenda que seja feito o manejo do ambiente imediatamente, com o intuito de dificultar o acesso e a permanência destes animais em casa.
E também dá dicas para remover possíveis abrigos no quintal. A instalação de telas em ralos e caixas elétricas, de esgoto e gordura impedem o acesso destes animais. Evitar o aparecimento de outras pragas, como baratas, pode também contribuir para a redução da população de escorpiões, uma vez que esses aracnídeos são predadores de insetos como baratas, grilos e cupins. Em regiões com propensão ao aparecimento destas pragas, o engenheiro agrônomo recomenda que moradores recorram à profissionais especializados. “Realizar o tratamento com freqüência mínima semestral através de empresa especializada, que irá utilizar produtos registrados no Ministério da Saúde e com uso recomendado para controle de baratas e escorpiões”, conclui.

Institucional
Insetan realiza fusão para se tornar Expell
A partir de janeiro de 2023, a Insetan passa a