Fui picado por um escorpião. E agora, o que devo fazer?

Fui picado por 1 escorpião. O que fazer?

Em incidentes de picadas de escorpião no Brasil, as espécies envolvidas mais comuns são dos Tityus bahiensis, o escorpião marrom, e o Tityus serrulatus, o escorpião amarelo. Eles são animais de hábitos noturnos, caçam durante a noite e, quando chega o dia, procuram lugares com sombra e umidade. Sua picada pode levar à morte.

Onde um escorpião costuma se esconder? 

Todos os escorpiões, de todas as espécies, são “equipados” com ferrão na ponta da cauda capaz de injetar veneno em sua presa. Desse modo, preocupar-se com eles é algo legítimo. E, por isso, entender seus hábitos e saber onde costumam se esconder é tão importante.

Pense no seguinte: se escorpiões têm hábitos noturnos e buscam se esconder durante o dia, qualquer local com sombra e umidade pode ser propício para encontrar esses temidos aracnídeos. Assim, locais que contenham grandes volumes de materiais de construção ou entulho, por exemplo, devem ser evitados. E locais com características semelhantes também.

É verdade que o escorpião ataca mais na primavera e no verão?

De certo modo sim, mas o motivo não é que eles preferem estas estações do ano para picar. O aumento da ocorrência de picadas nessas épocas se relacionam mais com o fato do calor e da umidade favorecerem a proliferação destes animais. E, com mais escorpiões à solta, naturalmente temos um acréscimo na incidência de picadas.

Existem pessoas mais sensíveis ao ataque de um escorpião? Quais são os principais sintomas?

A gravidade do efeito desses ataques varia de acordo com características da vítima, como sensibilidade do organismo e idade. Os sintomas leves incluem dores fortes, sintomas médios incluem náusea, vômito, suor excessivo, salivação abundante, taquicardia e respiração acelerada. Já na reação grave, a pessoa é acometida por bradicardia (redução da velocidade dos batimentos cardíacos até a parada), convulsões, coma, choque e até o óbito.

O que fazer em caso de suspeita de picada por escorpião?

Em casos de acidentes com escorpiões a pessoa picada deve ser encaminhada ao Centro Médico de Referência mais próximo para que sejam monitorados os sintomas e, se necessário administrado o soro específico (antiescorpiônico). Na RMBH o Centro de Referência de acidentes com animais peçonhentos é o Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Como evitar ou eliminar escorpiões em casa?

Dada a gravidade que uma picada de escorpião representa, o ideal é que o controle desta praga seja feita por uma empresa especializada e registrada na ANVISA, como é o caso da Dedetizadora Insetan. Caso tenha interesse em conhecer os serviços, clique aqui e solicite um orçamento gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.