menu

O que é certo: dedetizar ou detetizar?

Dedetizar ou detetizar?
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a forma correta de usar a palavra dedetizar. Quando falamos nem damos tanta atenção, pois a pronúncia das palavras dedetizar e detetizar são tão parecidas que acabamos confundindo. A maior dúvida da maioria da população surge quando há necessidade de escrever.
Segundo o dicionário Aurélio, a forma correta para se referir à aplicação de inseticidas é dedetizar. O verbo dedetizar vem da palavra dedetização e é um neologismo da substância Dicloro Difenil Tricloretano (popularmente chamado de DDT). O DDT é um pesticida que foi muito usado contra insetos na Segunda Guerra Mundial.
Com o passar dos anos o termo dedetização passou a ser usado para se referir a todas as substâncias similares, assim como acontece com as marcas Gillete, Xerox e Bombril. É por isso que, embora o uso do DDT no Brasil seja proibido, o termo dedetização continua sendo usado para se referir ao combate de pragas urbanas.

22 respostas para “O que é certo: dedetizar ou detetizar?”

  1. Não há dúvida que a expressão correta é dedetização, pois dedetizar é aplicar DDT. Como bem explicado, não se usa mais DDT, mas a expressão ficou. Todavia, a confusão com detetização tem um motivo: o mais conhecido inseticida baseado em DDT era o DETEFON.

    1. Dedetização refere – se ao periodo em que aplicava em residencia e em plantaçoes o Pesticida DDT hoje abolido no Brasil, assim DEDET advem do pesticida citado. No entanto não usamos mais DDT, usamos outros pesticidas, porem menos toxicos, tambem no controle de vetores, advem da palavra DETETIZAR, que significa COBRIR AREAS INFESTADAS POR INSETOS , sejam nocivos a saude humana ou não.

  2. Muito obrigado pela explicação! Eu, que sou professor, não havia encontrado nenhum dos dois termos em dois dicionários que tenho em casa – mas agora aprendi c/ vocês, após dar uma “googlada” p/ tirar minha dúvida!

    1. boa noite pessoal , o termo usado atualmente é :
      desinsetização e desratização.
      ( insetos ) ( ratos )

    1. Escrever e/ou falar “detetização” não está correto, pois o termo “dedetização” é originado do extinto produto DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) e o segundo D significa Difenil, por isso a troca do D pelo T torna a escrita e a fala erradas.
      Hoje em dia a terminologia “dedetização” vem caindo em desuso, pois as modernas técnicas e produtos de baixa toxicidade utilizados no procedimento fazem com que a expressão “Controle Integrado de Pragas” seja mais adequada.

  3. Há muito, não sei por que, tinha a convicção que o correto era detetizar…
    Soava mal ouvir dedetizar.
    Interessante a estória do DDT e DETEFON…
    Obrigado!

  4. Estas informações dadas pela Insetan estão erradas, as palavras dedetizar ou detetizar não são oficializadas no dicionário Aurélio. Podem ser Usadas por intermédio do DDT que é o original nos termos de pronúncia. A palavra correta é “desinsetizar” ou “desinsetização”, “descupinização” ou “desratização”.

    1. José Carlos,
      Realmente não há no dicionário este termo amplamente utilizado pela população. Nosso informativo teve o intuito de explicar e corrigir a terminologia utilizada pela população em geral, teve cunho histórico explicativo do termo Dedetização.
      Sabemos, que muitas pessoas verbalizam e escrevem o termo de forma errada (“Detetização”). Por isso, explicamos que o correto é Dedetização, de origem ao produto organoclorado DDT e que hoje é proibido.
      Na verdade a terminologia mais adequada de ser utilizada é Controle de Pragas Urbanas mas não é tão difundida e entendida como o termo popular.
      Sempre à disposição.

  5. eu tenho muito dúvida ainda com sobre ddt,eu sou ag. de endemias ,eu faz trabalha nas aldeias, por que tem bastante insetos tipo: baratas mosquitos entres outro … escreve e me envia ,qual é palavras correto q eu posso usar no meu relatório. dedetizar ou ddt? tira minha dúda agora.

    1. Dedetização é uma palavra oriunda do antigo DDT (produto organoclorado de utilização proibida pelo Ministério da Saúde desde a década de 80). A nomenclatura DDT (referência ao produto) assim como o termo DeDeTização (termo originado do produto) está em desuso pelas empresas de Controle de Pragas Urbanas. O termo utilizado para serviços de controle de Insetos é Desinsetização.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: