Como as abelhas podem levar uma pessoa à morte

O site do jornal Estadão publicou hoje uma notícia sobre a morte de um sargento da Polícia Militar carioca após um ataque de abelhas, ocasionado por um tiroteio que acertou uma colmeia. A princípio acreditaram que o policial fora atingido por um tiro, mas logo que o corpo foi encontrado a Polícia confirmou a morte foi em decorrência das picadas dos insetos.
Sabemos que uma ferroada de abelha é algo bastante doloroso, mas nem sempre nos damos conta do risco que essa situação oferece. E aí fica a pergunta: como as abelhas podem levar um ser humano à morte?

Apitoxina é o nome do veneno produzido pelas glândulas no abdômen da abelha e depositado nas vítimas através de um canal no ferrão. Em pessoas alérgicas esse veneno pode levar à morte em minutos, já que ele causa uma reação anafilática que afeta o funcionamento do coração e do sistema circulatório. Em um ser humano não alérgico a morte por picadas de abelhas também pode acontecer, mas essa situação é bem mais rara: em seu estado normal de funcionamento o organismo do homem pode suportar até 20 picadas por quilo de peso corporal (em média 1.400 picadas para uma pessoa de 70kg). É raro, mas acontece. Então fique atento e proteja sua casa e sua família do perigo das abelhas.
Com informações dos sites Ambiente Brasil e Manual Merck.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.