Dedetização Insetan Dedetizadora

Limpeza da caixa d’água: responsabilidade do inquilino ou do proprietário?

Limpeza da caixa d'água

A maioria das pessoas, ao alugar uma casa, nem se preocupa em saber o atual estado de limpeza e conservação da caixa d’água. Só com o passar do tempo, na medida que a água vai mudando de aspecto, é que começam a se preocupar com isso. Nessas horas bate a dúvida: se for necessário fazer uma limpeza, quem deve ser o responsável pela despesa: o proprietário ou o inquilino?

Limpeza da caixa d’água e a Lei do Inquilinato

A responsabilidade da limpeza e conservação da caixa d’água deve seguir o que foi estabelecido no contrato de aluguel. No entanto, raramente esses contratos preveem essa situação. Nessa ocasião, o certo é recorrer à Lei  Nº 8.245/91, que dispõe sobre as locações de imóveis urbanos.

O primeiro ponto a ser entendido tem relação com o artigo 22, que afirma que o dono do imóvel tem a obrigação de entregá-lo “em estado de servir ao uso a que se destina”. Em outras palavras: subentende-se que a caixa d’água deve ser entregue limpa, sendo a limpeza, neste momento, de responsabilidade do proprietário. Se for o caso, vale até mesmo pedir ao dono do imóvel um laudo que ateste a adequada limpeza do reservatório. 

A partir de então, as responsabilidades mudam. De acordo com o artigo 23, desta mesma Lei, a partir do início do contrato de locação as despesas relacionadas à conservação do imóvel passam a ser de quem o aluga, ou seja: até o fim do contrato, a limpeza é de responsabilidade do morador, que deve entregar o imóvel no mesmo estado que o recebeu. Nesse caso, o proprietário também pode solicitar um laudo que ateste a limpeza do reservatório de água.

Com que frequência a limpeza da caixa d’água deve ser feita?

A resposta quem nos dá é a ANVISA. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária o ideal é que a limpeza seja feita a cada 6 meses. No entanto, tudo depende do consumo de água local. Se ele for elevado, o período pode ser ainda menor.

Mas é realmente necessário todo esse cuidado com a limpeza da caixa d’água?

Sendo bem direto: sim. E motivos não faltam para você exigir que o imóvel seja entregue com a caixa d’água limpa e a limpeza seja regular, veja:

1. Caixa d’água limpa previne contaminações
Você deve se lembrar das aulas de biologia: ambientes úmidos são locais extremamente propícios para o desenvolvimentos de fungos, bactérias e até protozoários. Muitos deles, inclusive, são capazes de causar doenças em pessoas e animais domésticos.

Por tudo isso, é melhor realizar a limpeza da caixa d’água sempre limpa e ter certeza que a água que você usa para beber, cozinhar e tomar banho estará em boas condições de consumo.

2. Caixa d’água limpa afasta pragas urbanas
Certamente você já ouviu falar em doenças como dengue, zika e chikungunya. E, também, sabe que ela é transmitida pelo Aedes aegypti, um mosquito que se reproduz em água parada e, preferencialmente, limpa. Já deu para entender, não é? Uma caixa d’água sem a limpeza e manutenção correta pode virar um verdadeiro criadouro para estes insetos. E a gente tem certeza que não é isso que você quer. Este, então, é mais um motivo importante para você realizar a limpeza da caixa d’água.

3. Caixa d’água limpa evita danos materiais
Pouco gente sabe: mesmo que a água da sua casa venha de uma rede de abastecimento tratada, não há garantia que ela chegue 100% limpa. Aliás, muito pelo contrário: é comum que ela venha acompanhada de partículas de barro, algas e minerais. Com o tempo, tudo isso vai se acumulando no reservatório e aí você já viu, né? A sujeita se acumula, vira crosta e sua remoção pode ficar tão difícil que é provável que cause algum dano à estrutura da caixa.

Limpeza da caixa d’água: posso fazer ou preciso contratar uma empresa?

A limpeza da caixa d’água pode ser feita por você, sem problema algum. Já até fizemos um conteúdo com o passo-a-passo, explicando como realizá-la. No entanto, além do trabalhão que dá, ela nem sempre ficará tão bem feita como a limpeza realizada por uma empresa como a Insetan, que utiliza equipamentos profissionais. Fora que os profissionais passam por treinamentos e utilizam equipamentos de proteção para evitar acidentes em alturas. E você ainda recebe um laudo técnico com o atendimento prestado (ele pode ser muito útil para mostrar ao dono do imóvel todo o zelo que você tem tido durante a locação).

Aliás, que tal aproveitar e solicitar um orçamento gratuito para limpeza da caixa d’água? Basta clicar aqui, solicitar e ter a certeza de que será bem atendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.