A formiga do Fiji começou a plantar as suas próprias culturas de frutas há 3 milhões de anos, muito antes da evolução da agricultura humana. A formiga – Philidris nagasau – planta e colhe o fruto Squamellaria, que cresce nos ramos de várias espécies de árvores.
Guillaume Chomicki e a sua equipa de investigação descobriram que cada colónia de formigas cultivava dezenas de plantas Squamellaria ao mesmo tempo, com caminhos que ligavam cada centro da cultivação.
GUILLAUME CHOMICKI, UNIVERSIDADE DE MUNIQUE
Os investigadores da Universidade de Munique na Alemanha descobriram ainda que este tipo de planta é completamente dependente das formigas, que plantam e fertilizam as sementes.
Ao mesmo tempo, as formigas Philidris nagasau não conseguem sobreviver sem a comida e o abrigo provido pelas plantas. O fenómeno de Fiji é o primeiro exemplo de formigas que plantam de uma maneira mutuamente dependente.
São poucas as outras espécies que plantam a sua própria alimentação. Por exemplo, o caranguejo Yeti – Kiwa hirsuta – cultiva bactérias nas suas próprias garras e as preguiças plantam jardins de algas no seu pelo.
Fonte: SIC Notícias