As formigas podem ter fungo no cérebro. E outros insetos têm curiosidades ainda mais estranhas. Entenda.

Formigas

Lugar de cérebro é na cabeça, certo? Depende da espécie. Algumas aranhas, por exemplo, tem partes do cérebro nas pernas já que o tamanho do órgão extrapola os limites de suas cabeças. Realmente é muita coisa para um corpo tão pequeno.

De acordo com o instituto de pesquisas americano Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) o sistema nervoso central das menores aranhas do mundo pode ocupar até  80% das suas cavidades corporais e aproximadamente 25% de suas pernas.

Mas e as formigas, onde ficam seu cérebro?

Outra curiosidade do mundo dos insetos são as formigas que possuem um fungo no cérebro. Nesse caso o mais surpreendente é a forma de atuação desse fungo do gênero Cordyceps: ele se infiltra na formiga e vai se alimentando dos órgãos não-vitais. A segunda fase desse processo é uma espécie de lavagem cerebral na formiga. As substâncias químicas lançadas pelo fungam forçam o inseto a escalar uma planta até o topo, onde a formiga é morta pelo fungo. E a situação fica ainda pior: da cabeça da formiga morta brota um pequeno cogumelo.

Achou curioso as formigas? Confira as vespas. 

Por último, mas não menos interessante, os cérebros minúsculos e potentes das vespas. Dona de um dos menores sistemas nervosos entre os insetos (composto por apenas 7.400 neurônios), a vespa da espécie Megaphragma mymaripenne consegue voar, procurar comida e encontrar locais corretos para depositar seus ovos. Tarefas bem complexas para tão poucos neurônios, principalmente se compararmos com as formigas ou  as moscas que fazem atividades semelhantes e têm 340 mil neurônios.

Veja essas e outras curiosidades sobre o cérebro de alguns animais aqui. E para combater formigas na sua casa, conte com a melhor dedetizadora de Belo Horizonte, a Insetan. Para isso, solicite um orçamento gratuito clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.