Escorpiões – Como eliminá-los da sua casa e trazer a paz de volta

Escorpiões – Como eliminá-los da sua casa e trazer a paz de volta

Muitos insetos com o passar do tempo se adaptaram para viver próximos dos humanos em ambientes urbanos. Um deles é o escorpião. A espécie mais comum em Minas Geria, que tem assustado muitos moradores, é o Tityus serrulatus, mais conhecido como escorpião-amarelo. Seu alimento preferido são as baratas e outros pequenos insetos, que também têm hábitos domésticos e gostam de habitar no nosso lar.

No verão, as incidências com escorpiões aumentam devido alguns fatores como chuvas fortes que contribuem para o desalojamento desse animal e as suas presas, que ficam mais ativas com o calor, fazendo com que eles saiam mais para se alimentarem. O escorpião-amarelo traz uma picada forte, com dor intensa e pode ser fatal, levando a vítima a óbito. Alguns dos principais sintomas da picada são: alteração da temperatura corporal, náusea, vômito, palidez, arritmia cardíaca, dor abdominal, diarréia e alteração respiratória. A vítima deve procurar imediatamente o pronto-socorro mais próximo e, se possível, capturar com segurança o animal para que o médico identifique corretamente a espécie e aplique os cuidados e a medicação mais recomendada para o tratamento.

Em 2018 as infestações de escorpiões tiveram um grande aumento. Segundo a Folha de São Paulo, no ano passado, até setembro, já haviam 90.382 casos registrados de acidentes escorpiônicos – o que é preocupante e tem se tornando um fator de saúde pública. Devido a isto, todo cuidado é pouco em se tratando da limpeza e segurança do lar. Porém, algumas dúvidas podem surgir na hora de se livrar dos insetos. Vem com a Insetan que vamos te ajudar com isso!

Uma das melhores formas de combater os insetos sempre será a prevenção através da limpeza e organização. Principalmente se tratando dos escorpiões. Os inseticidas comuns não são eficazes para acabar com esses animais, pois eles percebem a presença do produto químico e acabam se escondendo. Os locais preferidos para o esconderijo dos escorpiões são entulhos de lixos e construção, madeiras e folhagens acumuladas, tijolos, locais quentes com pouca luminosidade e até mesmo na rede de água e esgoto. Para evitar acidentes e o aparecimento desses insetos perigosos e indesejáveis no nosso lar, podemos tomar algumas medidas como:

  • Manusear materiais de construção, entulho, fazer a limpeza do jardim e quintal tudo isso sempre com luvas grossas;
  • Evitar acúmulo de lixo em terrenos baldios próximos de casa;
  • Verificar roupas e sapatos antes de usá-los;
  • Sacudir lençóis de cama e cobertas antes de dormir;
  • Fechar frestas de portas e janelas;
  • Eliminar a presença de baratas e outros insetos alimentos de escorpiões.

Tomando essas medidas, além de deixar a casa mais limpa e organizada, você cuida da sua e da segurança da sua família. Aqui na Insetan, também nos preocupamos com o seu bem-estar. Pensando em facilitar a sua vida e poupar o seu tempo, nos especializamos para combater pragas como escorpiões e garantir a proteção e o cuidado que você merece. Para isso, utilizamos produtos específicos a esse tipo de controle, testados pelo Ministério da Saúde – sempre de alta qualidade e aplicados por uma equipe técnica capacitada para encontrar e solucionar os problemas da sua residência com todo profissionalismo.

Conheça mais sobre os nossos serviços e faça um orçamento conosco!