menu

Dicas de Repelentes Naturais

Eles podem ser considerados os insetos mais chatos que existem. Mas a maior preocupação sobre os mosquitos vai muito além do zumbido que atormenta crianças e adultos. Agumas espécies, como o famoso Aedes aegypti podem, ainda, transmitir doenças graves.
Controlar a população de indivíduos desta praga urbana está longe de ser realidade e a maneira mais eficiente para não ser atacado é fazer com que eles fiquem o mais longe possível. É aí que entram os repelentes, mas quais os produtos naturais realmente funcionam já que muita gente pode desenvolver intolerância a certos produtos químicos?
dengue

Quer saber quais são os cinco insetos mais irritantes? Clique e descubra.

A química Marina Jakubowski e o dermatologista Adilson Costa avaliaram, a pedido da Revista Veja, alguns produtos vendidos no Brasil e que são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Saiba mais sobre Repelentes
Após 60 anos, cientistas descobrem como funciona repelente de insetos
Repelentes eletrônicos, eles funcionam?
Repelente císmico é eficiente para evitar escorpiões? (Pergunte ao Especialista)


Um destes produtos é a Pulseira de Citronela, indicada para uso durante atividades ao ar livre, na piscina ou na praia, pois é à prova d’água. Segundo a publicação da revista, a pulseira, que tem preço médio de R$3,20 é emborrachada e vendida em seis cores. A embalagem do produto informa 10% de óleo de citronela em sua composição. O fabricante recomenda que, em locais de grande infestação, ela seja usada, simultaneamente, no braço e no tornozelo. A proteção do produto é válida por cinco dias e não é indicada para crianças com menos de 3 anos.
Os especialistas afirmam, no entanto, que o índice de eficácia é baixo. “Funciona, desde que o número de mosquitos no ambiente seja pequeno”, afirma Adilson Costa. Segundo ele, pessoas alérgicas a substâncias como látex e pigmento colorido devem evitar o uso.


Clique e veja mais
Saiba mais sobre sabonetes que prometem repelir insetos
Mosquito da dengue criou resistência a repelentes, diz pesquisa
Plantas contra mal-olhado são têm eficácia repelentes contra pernilongos


Outro produto também autorizado pela Anvisa é o adesivo à base de citronela, que é indicada para trabalhadores que exerçam suas funções ao ar livre, ou que estejam em atividades de pesca ou acampamento. O adesivo de 4 centímetros quadrados tem microcápsulas de citronela. Comprimido e colado à pele, exala a essência, espantando os mosquitos.
De acordo com o fabricante, o adesivo pode ser aplicado tanto na pele quanto em superfícies como tecidos e berços. Como o raio de ação é de 1 metro, os adultos podem usar dois adesivos simultaneamente: um na perna e outro no braço, por exemplo. A proteção é menor que a da pulseira, de seis a oito horas.
Os especialistas dizem que “embora o princípio ativo não entre em contato com a pele, quem tem alergia a látex e colofônio (a cola), presentes no adesivo, deve evitá-lo. “Não recomendo que seja usado em berços, pois a criança fica muito próxima da substância, o que pode causar alergias respiratórias”, diz Marina Jakubowski”
Uma caixa com doze adesivos tem média de preço de R$17,90, informou a revista.


Picadas de insetos, como prevenir
Remédios naturais podem aliviar picadas de insetos

Com informações da Revista Veja

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: