Como os vaga-lumes acendem suas luzes?

Em ambientes de maior umidade do ar, como matas e florestas, é muito comum ver vaga-lumes voando a noite. Apesar de não ser um inseto dos mais raros, sua característica mais marcante ainda deixa muita gente intrigada. Afinal, como os vaga-lumes acendem suas luzes?
Para início de conversa é bom esclarecer que existem aproximadamente duas mil espécies de vaga-lumes conhecidas. E que esse inseto não é nada mais do que um besouro, membro noturno da espécie Lampyridae. O que o distingue de outros insetos luminescentes são as asas.

 

O mecanismo que permite aos vaga-lumes ascenderem suas luzes é aparentemente simples: eles possuem em seus abdomens órgãos de luz dedicados. Quando os vaga-lumes inspiram o oxigênio células especiais combinam esse elemento a uma substância chamada “luciferina”, que produz a luz com pouquíssimo calor.
O sistema usado pelos vaga-lumes para acenderem suas luzes é não apenas curioso, como útil. O tempo e o padrão entre cada “piscada” é único para cada espécie, pois funcionam como um sinal que ajuda o inseto a encontrar potenciais parceiros. Mas a forma como o vaga-lume coordena esse “liga/desliga” de suas luzes ainda é uma incógnita para os cientistas.
Agora que você já sabe como os vaga-lumes acendem suas luzes, compartilhe essa informação com seus amigos!

Com informações do site National Geographic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.