menu

COMO LIMPAR ROUPAS INFECTADAS POR FEZES DE RATOS?

Uma moradora de Belo Horizonte entrou em contato com o blog da Insetan com a seguinte pergunta: “Um rato entrou em meu guarda-roupa e chegou a defecar em cima de algumas roupas que estavam em uma gaveta. Gostaria de saber se neste caso, seria necessário descartar as roupas ou se há algo que possa fazer para desinfetá-las?”
O Engenheiro Agrônomo e Responsável Técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha, explica que não é necessário descartar as roupas contaminadas por fezes de roedores. “Realize a lavagem rotineira, com sabão ou detergente líquido. Se possível use água sanitária para desinfetar (cuidado para não manchar as peças)”, completa.
Se estiver com dificuldades para dar fim ao seu problema com os ratos, não pense duas vezes e entre em contato com a gente.

26 respostas para “COMO LIMPAR ROUPAS INFECTADAS POR FEZES DE RATOS?”

  1. Hoje encontrei uma barata no meio das minhas panelas no armário.como faço para desinfeta-las.ou vou ter que joga no lixo…

    1. Eliane,
      Para higienizar utensílios, basta fazer a lavagem usual com os produtos de limpeza comumente utilizados. Não há necessidade de nenhum produto específico e nem do descarte. A higienização usual bem feita é suficiente para eliminar os microorganismos que foram deixados quando da atividade de insetos.

  2. boa tarde! Encontrei urina e fezes de rato dentro da minha pia, até nas gavetas onde guardo talheres. PRECISO JOGAR TUDO FORA OU TEM COMO USAR NOVAMENTE? O QUE FAZER?
    ATÉ NA CAMA DO MEU FILHO ANDOU, TINHA FEZES NA CAMA, ESTOU FICANDO PREOCUPADA.
    ESTAMOS TENTANDO PEGAR ELE OU ELES, NÃO SEI, COM RATOEIRAS E NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO, ELE COME A BANANA OU QUEIJO E NÃO DESARMA, QUE COISA.
    eSTAMOS usando um veneno de sementes de girassol, ele descasca e come só o de dentro, mas não sei se vai morrer dentro de casa ou fora. Por favor, me oriente, não posso jogar as minhas coisas fora e como vou repor?
    DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTAS.

    1. Valquíria,
      Você deverá higienizar os utensílios e roupas com produto de alto teor bactericida tipo Lysofórmio. Após descontamização com produto bactericida, você deverá realizar nova higienização.
      Em relaçaõ aos roedores, o controle mecânico com ratoeiras não é eficiente, devido a alta capacidade de percepção, neofobia e liberação de feromônio de alarme no artefato. O controle deve ser realizado com produto domissanitário específico por pessoal treinado e devidamente capacitado. Iscas formuladas com Girassól são eficientes quando realizado controle de forma técnica. Se os roedores estão descascando e ingerindo a semente haverá sim o óbito do roedor após decorridos uma média de 5 a 7 dias da ingestão. Não há como precisar o local do óbito porém, se são observados roedores mais lentos, ofegantes e com eliminação de líquidos corporais pela narina, ouvido, boca significa que estão em processo avançado de contaminação e próximo a data do óbito.

  3. Quero agradecer POr me responder e pela orientação.
    Mas, para lavar os utensílios eu tenho que usar ele puro? E posso usar novamente sem preocupação? posso lavar tecido de cor? Tenho que usar alguma proteção?
    Desde já agradeço
    Feliz ano novo

  4. pois bem ,encontrei vezes de rato na minha pia e dentro do armário.
    Eu estava viajando e o meu pai me disse que o meu cão encontrou o roedor e o matou.
    limpei a pia utilizando água fervendo e detergente .
    Estou preocupada .
    lavei a cozinha mas ainda tem alguns cocos que estão nos armários.
    minha casa sempre foi vitima destes ratos ,mandei limpar os jardins.
    Mas está difícil ..o que devo fazer !!

    1. Para precisar todas as medidas a serem tomadas faz-se necessário uma vistoria técnica no ambiente. Além disso o controle químico periódico realizado por empresa especializada e legalmente habilitada faz com que o controle se torne preventivo eliminando a possibilidade de reinfestações frequentes. Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que nós temos a solução para o problema apresentado.

  5. Um rato entrou na minha gaveta de calcinhas la tinha tbm biquínis entre outras peças oque eu faço pra não precisar jogalas fora, ou se é necessario jogalas afinal sao roupas intimas ? Obgd.

    1. Juliana,
      Sendo peças íntimas o ideal seria o descarte. Porém, caso não seja possível, Higienize-as normalmente com produtos de limpeza (sabão em pó e alvejante), faça uma segunda lavagem com produto com alto teor bactericida (tipo Lysofórmio) e conclua com nova lavagem convencional utilizando sabão e água. Quando estiverem enxutas passe as peças com ferro com temperatura adequada e só então as utilize.

  6. coloquei remédio de rato aqui em casa e ele morreu nas minhas roupas dentro do guarda roupa oque eu faço ? jogo fora as roupas ou tem outra solução ?

    1. Rose,
      Não há necessidade de se desfazer das suas roupas. Basta lavar e utilizar normalmente.
      Abraço.

  7. Entrou um rato no quarto onde guardo livros, esses livro não gostaria de descartar.Porem n sei se o rato passou neles e ou contanimou.O que fazer nesse caso ? Tenho q descartar mesmo os livros ou a um produto q desinfete livros?

    1. Daiane,
      Bom dia,
      Não há nenhum produto de uso livre comercial que possa ser utilizado na desinfecção/descontaminação de papéis. Caso perceba presença de urina em algum exemplar o ideal deste é o descarte. Outros casos você pode passar um pano levemente úmido em algum produto de forte teor bactericida fazendo uma higienização superficial.
      Lembre-se, evitar a entrada e infestação de pragas resguarda não apenas o bens materiais mas também a saúde do ser humano.
      Faça um controle de pragas (desratização) em toda área eliminando os roedores ali existentes; implante barreiras físicas que impeçam a entrada de pragas no interior das áreas.
      Caso esteja em Mg envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.
      Abraço,

    1. Angel,
      Bom dia.
      Lysofórmio é um produto de alto poder bactericida facilmente encontrado nos supermercados. Procure nas gôndolas de produtos de limpeza ou em suas proximidades que você encontrará. Recomendamos sua utilização pela facilidade de compra e efetividade de ação.
      Sempre à disposição,

    1. Olá Priscila,
      Recomendamos que faça a retirada completa de todas as fezes encontradas (utilize luvas para isso) e faça uma higienização bem criteriosa em todo forno.
      Abraco,

  8. Quantos cocos o rato faz por vez? ACHEI ALGO QUE PARECIA UM,AMASSEI E ATE ACHEI SER PEDAÇO DE POEIRA ESCURA, E AGORA? ELES FAZEM MAIS DE UM COCO POR VEZ?

    1. Aline,
      Boa tarde,
      O roedor ingere por volta de 10% de seu peso corpóreo de alimentos por dia e a eliminação gira também em torno desta média. As fezes possuem formato específico diferenciado por espécie.
      Atenciosamente,

    2. Karine,
      Bom dia,
      Para o controle efetivo das pragas existentes em sua residência recomendo entrar em contato com uma emrepesa controladora de pragas, legalmente habilitada, de sua cidade para que ela possa identificar essas “larvinhas” verificando a melhor técnica de controle assim como o produto domissanitário mais adequado. Junto ao controle das larvas deverá ser realizado o controle das traças.
      Entre em contato com a Associação Baiana que a ajudarão na escolha da controladora adequada
      Associação Baiana de Empresas Controladoras de Pragas – ABCPRAG
      Rua Arthur de Azevedo Machado, 1252 Ed. Yasmin sala 201 – Costa // Cep 41760-790 Salvador/BA
      Site: http://www.abcprag.com.br
      e-mail: [email protected]
      Sempre à disposição,

  9. Achei coco de rato dentro do meu guarda roupas, cama, e agora pela casa todaaaaa… Oq fazer, estão nas minhas roupas, utensílios de uso pessoal, vidro de creme … Vcs atendem na cidade de Igarapé_MG?
    Estou desesperada!!!

    1. Fabiolla,
      Boa tarde,
      Você deverá realizar higienização criteriosa das roupas e utensílio para reutilização. Para solução do problema deverá ser realizado processo de desratização em toda área.
      Envie seu contato telefônico que atendemos sim a Região Metropolitana e temos a solução para o problema apresentado.

  10. MINHA MÁQUINA ESTAVA COM ROUPAS MOLHADAS E QUANDO FUI ESTENDER, ACHEI FEZES DE RATAZANA. ACABEI FERVENDO ÁGUA, JOGANDO NA ROUPA E DEPOIS LAVEI E DEIXEI DE MOLHO À NOITE TODA NO SABÃO EM PÓ. SERÁ QUE ISSO FOI SUFICIENTE ? VCS INDICAM USAR LYSIFORMIO, MAS NÃO SABIA DISSO ATÉ ENTÃO . DEVO JOGAR AS ROUPAS ? OU O QUE FIZ FOI O SUFICIENTE ?

    1. Maira,
      Boa tarde
      Como não sabemos sobre a existência de urina, seria bom sim utilizar um bactericida.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: