menu

Como a pele reage à picada do pernilongo?

Pernilongo

Os pernilongos são aqueles insetos que irritam a todos com seus zumbidos e suas picadas que atrapalham o sono da noite. Ao picar as pessoas, os pernilongos só querem se alimentar de um pouco de sangue. Mas o problema é que alguns desses insetos carregam em seus corpos organismos causadores de doenças, como malária, febre amarela, dengue e outras. Portanto, ao ser picada, a pessoa pode ser contaminada pelo inseto.
Mas você sabe como a sua pele reage a uma picada de pernilongo? Veja!

Ilustração pernilongo

O pernilongo chupa o sangue por meio do bico pontiagudo que se estende da sua boca, e que se assemelha a um canudinho. O bico entra quase despercebido pelos receptores nervosos da pele. Quando a pessoa sente, é tarde demais: o pernilongo já encheu a barriga de sangue.
Contudo, ao passo que tira o sangue, o pernilongo também injeta uma enzima que é reconhecida como um corpo estranho pelas células de defesa. Na corrida das células pelos vasos capilares, alguns deles se rompem e liberam o seu líquido que se transforma num edema – aquela bolotinha no local da picada, que causa coceira.
Para se livrar dessa coceira, vale a pena algumas compressas frias ou passar pomada antialérgica, desde que receitada pelo médico.
Fonte: Saúde

5 respostas para “Como a pele reage à picada do pernilongo?”

  1. Olá,
    Gostaria de saber o que eu posso passar para sair a manchinha escura que fica na pele, quando coçamos e machucamos a pele.
    Obrigada.

    1. Olá Andréa. Você deverá procurar um médico Dermatologista que poderá analisar as reações de sua pele e receitar a medicação adequada.

  2. Esse site é muito bom eu consegui descobrir qual pomada posso passar agora.
    Obg.
    PS:eu tenho 12 anos.

    1. Que bom que fomos úteis, Igor. O site vai melhorar ainda mais e em breve teremos canais oficiais nas redes sociais com novidades. Acompanhe.
      Abraço.
      Equipe Insetan.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: