Cientistas descobrem 'jardins' feitos por cupins há 25 milhões de anos

Cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram o mais antigo fóssil de “agricultura” de insetos preservado por 25 milhões de anos em cupinzeiros na Tanzânia, no oeste África. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (23) na revista científica “PLoS One”.
Os cupins faziam “jardins de fungos” em ninhos subterrâneos para converter o material em fonte de alimento mais facilmente digerível.
Antes da descoberta desse fóssil, pesquisadores já haviam analisado o DNA dos cupins atuais e estimaram que a “agricultura” da espécie tenha existido de 25 a 30 milhões de anos atrás.
A evidência encontrada na Tanzânia confirmou essa outra descoberta e deve permitir que os cientistas tenham mais precisão na data e em como ocorreu a relação simbiótica entre cupins e fungos.
“A origem deste comportamento provavelmente teve um efeito profundo sobre como os nutrientes foram concentrados na paisagem, influenciando a evolução da biota da África”, disse o co-autor do estudo, Nancy Stevens.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/06/cientistas-descobrem-jardins-feitos-por-cupins-ha-25-milhoes-de-anos.html

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: