menu

Pergunte ao Especialista: As medidas de proteção e higiene que adotei contra ratos estão corretas?

Seja bem-vindo à seção “Pergunte ao Especialista”. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre insetos e pragas urbanas. Mande suas perguntas para a gente!
Neste post vamos esclarecer duas dúvidas enviadas por e-mail pela Eliane, de São Paulo. Ela nos questionou sobre as medidas de proteção adotadas em sua casa para combater os ratos. Após receber nosso retorno surgiu a dúvida sobre como higienizar objetos que provavelmente entraram em contato com os roedores. Veja abaixo as dúvidas e suas respectivas respostas.
Dúvida:
Encontrei cocô de rato em casa, limpei tudo e fechei todas as janelas e ralos. No dia seguinte vi que o ralo do banheiro de serviço estava aberto, mas não tem coco de rato em casa. Isso significa que ele foi embora?
Pergunta enviada por Eliane.
Resposta:
O deslocamento ativo de roedores da espécie Rattus novergicus pode ser realizado através de encanamentos podendo até mesmo sair pelo vaso sanitário. Quanto à biologia do roedor podemos ou não observar sua atividade sanitária na área em que há atividade. A ausência de fezes no local só é indício de inatividade de roedores caso não haja nenhum outro indício na área.
Recomendo que realize uma desratização na área externa para que você tenha um controle completo da área. Procure uma empresa séria e regulamentada em sua cidade e realize um controle de roedores em sua residência. Além disso mantenha os ralos fechados e parafusados para evitar sua entrada de área circunvizinhas.
Ratos preocupam moradores da capital de Minas Gerais
Dúvida:
Vedei o ralo e vou mandar instalar telas para inseto na janela, a fim de evitar que ele escale os encanamentos de gás que correm paralelos à janela. Já limpei todo o chão da casa e os móveis da cozinha com Lisoform e lavei a louça que estava fora dos armários com cândida. As roupas que estavam expostas na área de serviço foram lavadas com água quente (60 graus na máquina de lavar). Alguma outra indicação de assepsia? É necessário jogar fora a comida que estava dentro dos armários (biscoitos, chocolates, pacote de feijão, açúcar, farinha)?
Pergunta enviada por Eliane.
Resposta:
Você realizou as medidas de higiene adequadas, assim como implantou barreiras físicas impeditivas ao livre deslocamento dos ratos. Quanto aos alimentos que estavam nos armários não há necessidade de descartá-los se as embalagens estiverem intactas, pois encontravam-se em local fechado.

8 respostas para “Pergunte ao Especialista: As medidas de proteção e higiene que adotei contra ratos estão corretas?”

  1. Olá, duas vezes na última semana notei urina na cozinha do meu apartamento, perto da cesta que guardo legumes, na primeira vez havia tomate e na segunda batata baroa.
    Não notei fezes, barulhos ou nada de diferente além disso.
    É o suficiente para iniciarmos um trabalho de desratização? Qual outro sinal de presença de ratos posso procurar?
    Grato
    Daniel

    1. Sim, é normal ter a presença de roedores e estas não serem notados, por possuírem hábito noturno, sendo comum perceber primeiramente vestígios como fezes e urinas. Grande quantidade de fezes e urina e o contato visual principalmente durante o dia está relacionado à alta infestação com a presença de colônia numerosas. A recomendação é iniciar o controle antes de permitir desenvolvimento e reprodução dos indivíduos já presentes.

  2. Bom Dia!!! Moro em uma casa antiga com forró de gesso e madeira, estava tendo problemas com ratos, que estavam nos esgotos, reformei o banheiro e os esgoto e coloquei portinha anti ratos no esgoto. Achei q estava livre, porém hoje apareceu rato novamente em casa. Gostaria de saber se eles conseguem passar por essas portinhas e por ralo de gradinha? E o que fazer para acabar com eles de vez? Moro em uma cidade pequena já chamei dedetizador mas ele só coloca armadilha e veneno, resolve apenas por um tempo depois eles voltam. O pior é que tenho pavor de rato e queria acabar com eles de vez. Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Thaís!
      Roedores conseguem deslocar-se com facilidade de grandes distâncias e movimentar-se por orifícios pequenos. O controle é realizado através deiscagem utilizando produtos domissanitários (registrados no Ministério da Saúde) de ação antocoagulante que levam o roedor ao óbito de 5 a 7 dias após a ingestão. Essa forma de ação assegura a segurança e efetividade do controle. Para evitar a reinfestção de um ambiente é recomendável a reiscagem periódica de todo ambiente (tendo produtos disponíveis os roedores eles permanecerão no ambiente externo.
      Não é possível a erradicação completa desses animais, apenas o controle deve ser adotado.
      Se estiver em MG, passe seu telefone pelo [email protected] ou ligue (31) 3423-2500. Podemos ajudar a resolver o seu problema.

  3. oLÁ, eu moro em uma casa na praia que há muito mofo e é muito úmida. tenho que limpar muito toda semana por esse motivo. DE UMA SEMANA PARA CÁ, ENCONTRAMOS VÁRIAS BOLINHAS PRETAS DENTRO DO GUARDA ROUPA. AS ROUPAS ESTÃO TODAS LIMPAS E MUITAS VEZES LAVO ANTES DE USAR POR CAUSA DO CHEIRO DE MOFO.
    SERÁ QUE TEM UM RATO DENTRO DO MEU ARMÁRIO?
    NÃO OUVIMOS NENHUM BARULHO ATÉ HOJE E NÃO TEM NADA ROÍDO.
    SE EU ACHAR O MALDITO TENHO QUE JOGAR AS ROUPAS FORA? PORQUE ELE ANDOU MUITO E TENHO MEDO DE ESTAREM CONTAMINADAS. POR FAVOR ME AJUDEM…
    TEM COMO EU SALVAR AS ROUPAS SE PERIGO A NOSSA SAÚDE?
    NÃO SEI COMO ELE ENTROU POIS FECHO RALOS E TUDO, NEM NA COZINHA QUE TEM COMIDA NOS ARMÁRIOS ELE APARECE…ESTOU ACHANDO MUITO ESTRANHO
    OBRIGADA DESDE JÁ.

    1. Olá, Janice!
      Fezes de roedores não são circulares. Elas possuem formato diferenciado, de acordo com a espécie. Por isso, somente com a informação passada não conseguimos precisar a origem destas bolinhas pretas. Caso você encontre algum roedor no interior da residência, deve fazer uma higienização criteriosa – tanto de roupas quanto de mobiliários e utensílios utilizando produto com forte teor bactericida (exemplo Lysofórmio).

  4. trabalho como técnico de segurança do trabalho e gostaria de saber quais são os equipamentos de segurança necessários (mascara, luvas etc) para realizarmos um trabalho seguro em locais aonde haja a presença de ratos vivos e mortos.
    Obs. O trabalho será realizado em um porão muito grande.

    1. Oi Gilmar!
      O controle deve ser realizado por profissional capacitado de empresa especializada. O profissional da empresa contratada deverá utilizar botas impermeáveis, uniforme de mangas longas, máscara semi-facial e luvas. Caso haja acompanhamento para visualização dos serviços prestados pela empresa controladora, por algum profissional da empresa contratante este deverá utilizar máscara.
      Caso esteja em MG envie seu contato telefônico que temos a solução para o problema apresentado.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: