menu

Aranhas sobre as águas? Veja imagens incríveis e entenda

Não é difícil encontrar vídeos de aranhas andando sobre as águas, mas as explicações científicas pouco detalhavam o real motivo desse fenômeno. No entanto, pesquisadores descobriram que isso está atrelado à ‘dança da aranha’, método que permite que algumas espécies se locomovam.
Nesse processo, as aranhas podem ‘escalar’ até as plantas, jogam seus traseiros ao ar e usam seus ferrões para tirar um longo fio de seda, que a iça para a atmosfera. Dessa forma, elas ‘flutuam’ – a isso, os cientistas dão o nome de“balonismo”. Isso acontece o tempo todo, mas dificilmente notamos.

No entanto, quando as aranhas caem em direção à água, não se afogam, como se imaginaria. Algumas espécies continuam usando a técnica de ‘balonizar’, ou seja, ficam dispersas sobre a água.

O pesquisador Morito Hayashi, do departamento de zoologia do Museu de História Nacional de Londres, conduziu um experimento com 21 espécies diferentes de aranha e constatou que elas possuem patas resistentes à agua. Elas reagem com pelo menos seis tipos de postura diferentes: flutuam, ‘surfam’ e parecem até ‘velejar’ sobre as águas, realizando movimentos sutis.
Hayashi acredita que essa constatação tem a ver com a característica desbravadora das aranhas: “Aranhas são as primeiras colonizadoras entre os animais a chegar a um habitat novo ou recém-criado. Elas surgem rapidamente e se tornam os maiores predadores de insetos do local”.
 
Veja imagens incríveis de aranhas sobre as águas:

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossa newsletter!

Fique por dentro de nossa novidades!

Posts Relacionado

Solicite seu orçamento ou tire suas duvidas.

FIQUE LONGE DE DOENÇAS E INCÔMODOS CAUSADOS PELAS PRAGAS.
FALE CONOSCO.

%d blogueiros gostam disto: