No filme Vida de Inseto (foto acima) cada personagem tem um jeito muito próprio de viver: Flik, o herói, é uma formiga macho corajosa; os gafanhotos que escravizam a colônia em que Flik vive são metidos a valentões; as moscas da platéia do circo são encrenqueiras. E parece que essa história mirabolante tem um fundo de verdade. Pesquisadores descobriram que cada inseto pode mesmo ter uma personalidade única, com características típicas dos seres humanos.
Para chegar a essa descoberta foi feito o seguinte experimento com mosquitos coletados na Hungria: cada um era trancado num recipiente com diversos objetos; os pesquisadores observavam quanto tempo o bichinho levava para explorar tudo e abandonar o local. Ao final puderam perceber que cada inseto se comportou de uma maneira, e esse comportamento foi repetido em outros experimentos, demonstrando que era uma característica típica daquele mosquito e não uma mera coincidência.
Os principais traços percebidos nos estudos foram ousadia, vontade de explorar, atividade e agressividade. Além disso, os cientistas perceberam que as fêmeas de asas mais longas se mostraram mais ousadas que as de asas curtas. Após a descoberta da personalidade nos insetos, os pesquisadores acreditam que esse estudo possa ser transferido para outros animais.
Com informações do site HypeScience

Institucional
Insetan realiza fusão para se tornar Expell
A partir de janeiro de 2023, a Insetan passa a