A Fernanda, que vive em Belo Horizonte, é leitora do Blog da Insetan e está preocupada com os efeitos e reações que o inseticida emitido por carros fumacê possam provocar em seu animal de estimação. “gostaria de saber se tem algum problema em deixar o meu cachorro no quintal e quanto tempo dura o efeito do produto no ar.”
Para responder esta pergunta, procuramos o engenheiro agrônomo e analista técnico da Insetan, Dhiego Freitas Rocha. Ele diz que animais domésticos são sensíveis a inseticidas, devido ao porte baixo e a massa corporal que é reduzida em relação a uma pessoa adulta, e recomenda que os animais de estimação permaneçam no interior da residência. “O aconselhado é que os animais fiquem dentro de casa durante a aplicação por um período mínimo de 04 horas após a aplicação, porém, este tempo pode variar de acordo com o produto que será aplicado. Procure informações mais detalhadas sobre o tipo de produto e a forma de aplicação que será utilizada juntamente com a vigilância sanitária”, explica.
Segundo divulgado por representante da Fiocruz, a pulverização de inseticida para combater a dengue é um recurso adotado para controlar a transmissão e não para eliminar o mosquito.
É importante ter informações sobre os produtos utilizados, uma vez que podem apresentar reações alérgicas em algumas pessoas.