Blog Archive

Soluções naturais para espantar insetos

Muitas pessoas adoram quando as temperaturas aumentam. É a oportunidade para atividades ao ar livre, para utilizar piscinas, visitar cachoeiras e até ir à praia. Mas um dos problemas do calor intenso é que, durante esse período, é o aumento desenfreado dos insetos. Não atoa, nestas épocas cresce a procura por inseticidas e, não coincidentemente, o número de pessoas com alergias a estes produtos nas salas de esperas de hospitais também se elevam.

Mesmo que apresentem certo nível de eficiência no combate aos insetos, estes químicos podem comprometer seriamente a saúde humana, principalmente se aplicados de forma incorreta e ainda prejudicam o meio ambiente.

Fizemos o levantamento de algumas dicas que também podem ser úteis para repelir os insetos mais incovenientes de maneira natural. Veja:

 

  • Simples e que pode alcançar boa eficiência. Para evitar que os mosquitos adentrem sua casa, feche as janelas mais cedo. Quando o fim da tarde se aproxima, por volta das 17h até as 18h, mantenha as possíveis entradas de sua casa fechadas. Mas se seu caso for mais grave e esta atitude não resolver, temos outras ideias
  • Mosquiteiro: também conhecido por cortinado, esta solução antiga ainda apresenta ótimos resultados contra picadas, especialmente durante a noite.
  • Ventilador: outra solução bastante útil contra picadas de mosquitos e pernilongos são os ventiladores. O vento evita que o mosquito se aproxime das pessoas. No caso das crianças, verifique se elas se adaptam bem ao equipamento e atenção com o frio.
  • Derivados de citronela: difusor de incenso, vela, desinfetante, são muitas as opções. A citronela é um produto seguro e eficiente para espantar mosquitos e outros insetos. Vale o mesmo alerta anterior: cuidado com as crianças, consulte os pediatras para verificar se é seguro para seu filho.
  • Solução de cravo e álcool: borrife uma solução de 100g de cravo da índia em 100 ml de álcool nos cantinhos do quarto. (Deixe a solução curtir por cerca de 4 dias).
  • Frutas cítricas: O cheiro cítrico (laranja, limão, tangerina…) pode irritar bastante alguns insetos como as formigas. Pode-se partir a fruta ao meio e deixar sobre um pires em áreas abertas na cozinha, por exemplo. Laranjas cortadas ao meio com cravos fixados na polpa podem servir como excelente repelente para insetos.

 

Com informações de Jornal Folha de S. Paulo

 

Ler +