Pragas no Jardim: Formigas Cortadeiras

Pragas no Jardim: Formigas Cortadeiras

Sem dúvidas os fazendeiros do mundo dos insetos são as formigas cortadeiras. Elas conseguem cultivar seu próprio alimento no subsolo em grandes “fazendas de fungos”. Para isso, elas carregam folhas por vários metros em procissões impressionantes.

Mas o mais incrível é imaginar que cada formiga está carregando uma folha que pesa mais de 50 vezes o próprio peso. É como se um adulto carregasse uma van nas costas, segundo a BBC Nature.

As folhas são levadas para os formigueiros para cultivar uma espécie de jardim de fungos, que irão alimentar toda a colônia – formada por milhões de formigas. Os soldados protegem este ninho e a intocável majestade, a qualquer custo, como descobriu Sir David Attenborough.

As pequenas formigas cortadeiras (Atta spp.), também conhecidas por saúvas, têm entre  24 mm e 1,5 cm. As operárias vivem de 2 a 6 meses, já a rainha pode viver por até 20 anos. Vivem em gramados, canteiros, calçadas, praças, jardins, podendo seus ninhos estarem no solo, copa de árvores, laje de residências, etc e são o pesadelo de qualquer jardineiro.

Algumas providências para evitar o ataque das saúvas em plantas podem ser tomadas, como por exemplo a utilização de cones ao redor do caule da planta com graxa, para evitar a subida de formigas no vegetal.

Além disso, estes insetos podem transmitir bactérias, vírus e infecções. Para controle residencial, existem vários produtos que podem ser utilizados para combate à grandes infestações, a maioria, no entanto, de venda e uso restrito, devem ser utilizados apenas por profissionais.

Deixe seu comentário

75 + = 76