O que é o Zika vírus e quais são os sintomas da doença?

O que é o Zika vírus e quais são os sintomas da doença?

Também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika vírus é uma doença que anda preocupando as autoridades de saúde no Brasil.

Bastante comum em países africanos e no sul da Ásia, o vírus provavelmente chegou aqui por meio de viajantes infectados pelo vírus que tenham sido picados pelo mosquito transmissor.

Os primeiros casos da doença foram identificados na Bahia. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 1.200 casos são observados de perto em estados do nordeste, mas até hoje apenas 18 foram confirmados por Zika vírus.

Sintomas

Os sintomas do Zika vírus, ou Febre Zika, como também está sendo chamada, pode ser confundida com a Dengue. No entanto, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 e 7 dias. Eles surgem com aproximadamente dez dias após a picada do mosquito.

  • Febre entre 37,8°C e 38,5°C e
  • manchas vermelhas na pele que iniciam na face e que podem se espalhar pelo corpo e ser confundidas com sarampo;

Estes são os primeiros sintomas a aparecerem. Nas horas a seguir outros sinais são comuns:

  • Dor de cabeça constante, principalmente atrás dos olhos
  • Manchas vermelhas em outros locais do corpo, como braços, abdômen e pernas. As manchas iniciam na face e podem se espalhar pelo corpo e ser confundidas com sarampo
  • Vermelhidão e sensibilidade nos olhos,
  • Dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés,
  • Dor nos músculos,
  • Cansaço excessivo,
  • Dor na barriga e náuseas
  • Diarreia ou prisão de ventre.

Como os sintomas são semelhantes aos da dengue o diagnóstico médico é imprescindível. Por isso, ir até um pronto-socorro para que um exame de sangue possa ser feito.

 

Tratamento para o Zika Vírus

O tratamento deve ser feito por um profissional médico que, após o diagnóstico recomendará a medicação correta. No entanto, ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas e a ingestão de muita água, pode acelerar sua recuperação.

 

Em geral, recomenda-se repouso por alguns dias, uma vez que a dor é bastante intensa, como na dengue.

 

Até hoje não foi notificada nenhuma vítima pelo Zika Vírus, segundo informações do Ministério da Saúde.

 

Transmissão

O Zika Vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, famoso “mosquito da dengue”. Para o Ministério da Saúde, a única forma de reduzir as taxas de transmissão do Zika Vírus, da dengue e de outras doenças as quais o mosquito é vetor, como a Febre Amarela nas cidades, e a Chikungunya, por exemplo, é indispensável evitar qualquer forma de proliferação deste inseto, que se tornou inimigo público número um no país, atentando para evitar o acúmulo de água limpa e parada.

 

Em abril deste ano, sete estados do Brasil foram identificados com epidemia de dengue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera situação epidêmica quando o número de casos supera 300 para cada 100 mil habitantes. A incidência de casos no país para cada 100 mil habitantes é de 367,8, na média.

Deixe seu comentário

4 + 3 =