Como as aranhas constroem as teias?

Como as aranhas constroem as teias?

Para construir sua teia, a aranha usa várias glândulas capazes de produzir diferente espessuras de fios que podem ser tanto secos quanto adesivos.

 

Hoje não falaremos do quanto as aranhas são perigosas, ou de como fazer para controlar uma infestação. Falaremos do quanta engenhosidade é necessário para projetar e construir uma teia.

Os fios dessas teias são constituídos de seda que é expelida por minúsculos tubinhos (fúsulas), existentes na parte posterior do abdômen. Ao sair, a seda solidifica-se imediatamente em contato com o ar, formando um fio, com o qual a aranha elabora a teia.

cada espécie de aranha tem um padrão de teia típico, pelo qual se pode, muitas vezes, classificá-las em teia seca e teia viscosa.

canstockphoto14367750-300x200 Como as aranhas constroem as teias? tecnologia de controle de pragas

Para começar, a aranha faz um longo e fino fio que é levado pelo vento até que sua extremidade grude em uma superfície. Depois, o aracnídeo caminha sobre ele, indo e voltando várias vezes enquanto o reforça até que esteja bastante firme.

Enfim, ela vai até o meio da linha e puxa outra fibra para baixo, grudando em algo e formando uma espécie de Y. Essas três linhas que se formam são a base da teia. A partir delas, serão tecidos outros fios que formarão raios semelhantes aos de uma roda de bicicleta. Sobre eles, será construída a espiral, marca registrada desses artrópodes, feita de fios viscosos especialmente preparados para a captura das presas.

Quando o refúgio da aranha é feito fora da teia, ela deixa um caminho limpo, como dois raios sem espiral ou feitos de teia seca, ligando o centro da armadilha ao esconderijo, de onde pode sentir a vibração das fibras e saber o tamanho da presa, caminhando então tranquilamente pra buscá-la.

Leia mais no Blog da Insetan
Britânico acha teia de aranha de quase dois metros na garagem
Pesquisadores brasileiros desenvolvem teia de aranha sintética
Chuva de aranha. Ficção ou vida real?
Espécies de aranhas surpreendem pela peculiaridade

Fonte : Terra Curiosidades 

Deixe seu comentário

71 + = 74