As novidades sobre o combate às doenças transmitidas por insetos

As novidades sobre o combate às doenças transmitidas por insetos

Milhões de pessoas morrem por ano por doenças transmitidas por insetos. O programa foi atrás de pesquisas que tentam resolver esse problema.

Nesta edição do Futurando vamos falar sobre a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, mais conhecida como MERS. A Coreia do Sul está preocupada com a doença. Lá o medo de contaminação é grande. A Organização Mundial da Saúde e pesquisadores trabalham em conjunto para conter o avanço desse vírus letal.

O programa também traz boas notícias sobre o combate à malária. A doença infecciosa mata cerca de um milhão de pessoas por ano, muitas delas são crianças. O Instituto de Medicina Tropical do Hospital Universitário de Tübingen, na Alemanha, desenvolveu uma vacina que já está sendo testada em pacientes.

As doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, infectam cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Cientistas das universidades de Bonn e de Leipizig, na Alemanha, estão desenvolvendo um inseticida especial que age no exoesqueleto dos insetos. A equipe do Futurando foi conhecer a pesquisa.

Você já deve ter ouvido falar sobre casas construídas com barro. O material é usado há décadas na construção, mas acabou saindo de moda. Pesquisadores alemães criaram técnicas para que o barro volte a ser usado em construções urbanas. Nesta edição você conhece o charme especial que as novas técnicas podem trazer para a construção civil.

Neste programa você vê também um detector de incêndio para florestas. O pequeno aparelho pode ajudar a salvar o meio ambiente de queimadas e evitar prejuízos.

E se você tem medo de se apresentar em público, não deixe de ver essa edição. A equipe do Futurando foi conhecer uma pesquisa desenvolvida em Zurique. Cientistas mediram batimentos cardíacos e frequência respiratória de alguns artistas. A intenção é comparar os sinais corporais entre pessoas com medo de palco e as que não têm. O resultado é impressionante.

Não perca o próximo Futurando!

O Programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura aos domingos às 6h30, com reprise às segundas às 21h30 e sextas; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

 

Fonte: Terra 

Deixe seu comentário

99 - = 91