Você conhece os perigos escondidos no seu quintal?

Você conhece os perigos escondidos no seu quintal?

Quem mora em apartamentos sabe a falta que um quintal faz. Já aquelas pessoas que vivem em casas sabem da importância que o espaço tem para os momentos de relaxamento, para reunir amigos, e também para o lazer das crianças. Por ser uma  parte da casa com tanta importância, ela merece ser cuidada com bastante atenção para que não vire uma hospedaria de pragas, como os escorpiões, que aparecem com muita frequência nesta época do ano.

Para se proteger destes aracnídeos, deixe seu quintal sempre limpo e sem a presença dos famosos “esconderijos”, onde estes animais acostumam ficar durante o dia. Como possuem hábitos noturnos, eles geralmente se escondem para se protegerem da luz sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, enfeites de jardim e em plantas e arbustos que estão próximos aos muros, etc.

Todo cuidado é pouco para se proteger dos escorpiões. A picada destes animais gera dor intensa, sensação de ardência e inflamação no local. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão, etc. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados. Ao manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões, é recomendado o uso botas de cano longo, mangas compridas e luvas.

Por serem carnívoros e se alimentarem de insetos, como cupins, grilos e principalmente de baratas. Ao se prevenir contra estes insetos, você pode também evitar que os escorpiões se aproximem de sua residência. No entanto, esses aracnídeos podem sobreviver por vários dias sem  comida ou água.

 

Veja mais, no Blog da Insetan, sobre escorpiões:

> Existe veneno contra escorpião?

> Guerra às pragas pede limpeza constante

> Escorpiões aumentam aparecimento com tempo quente e úmido

> Acidentes com escorpiões aumentam consideravelmente durante o verão

 

Se você está preocupado com seus filhos sempre no quintal durante as férias, você tem toda a razão. Este período do ano em que as incidências de ataques aumentam. Isso acontece por causa da combinação de tempo quente e chuvas que acabam inundando os abrigos destes animais. Com isso, eles saem em busca de locais secos e seguros. Nessa jornada, acabam nos encontrando aumentando a possibilidade de ocorrência de um acidente.

Em Minas Gerais, assim como em toda região sudeste do Brasil, a espécie de escorpião mais comum é o Tytius serrulatus, ou “escorpião amarelo”. Ele também é o mais perigoso da América do Sul e o que produz mais vítimas no país entre os animais considerados peçonhentos. Todo esse perigo pode estar bem no seu quintal. Vale a pena eliminar a preocupação através do Controle Integrado de Pragas, realizado por empresas especialistas nesse tipo de trabalho.

Uma vez que os escorpiões entram em casa, tornam-se ainda mais difíceis de serem encontrados e, por isso, são cada vez mais perigosos já que podem se esconder no interior de sapatos, em sofás, camas, dentro de roupas, etc. Para proteger sua residência, é sempre aconselhado deixar as frestas bem vedadas assim como os ralos de banheiro.

Com o interior da casa protegido e o quintal limpo e livre de pragas, aproveitar o verão ao ar livre se torna uma tarefa ainda mais agradável.

 

Deixe seu comentário

39 - 35 =