Veja como prevenir sua família contra pragas domésticas

Veja como prevenir sua família contra pragas domésticas

get Veja como prevenir sua família contra pragas domésticas Prevenções As pragas podem trazer prejuízos à saúde da família e dos bichinhos de estimação e também ao bolso, danificando móveis e partes inteiras da casa
Foto: Shutterstock

Formigas, baratas, ratos e escorpiões. Esses velhos conhecidos das cidades são os exemplos mais comuns de pequenos invasores domésticos considerados pragas por prejudicarem a saúde dos moradores – seja a família, sejam os bichinhos de estimação, que convivem diariamente com o transtorno – e também ao bolso, danificando ou mesmo inutilizando móveis e partes inteiras da casa. “Baratas, formigas e roedores são veículos de inúmeros micro-organismos patogênicos, como bactérias, fungos e vírus causadores de enfermidades. Os escorpiões são animais que podem causar sérios acidentes, podendo até levar à morte a pessoa picada”, explica a bióloga Viviane Alves de Avelar, especialista em controle de pragas.
O surgimento e a disseminação dos visitantes indesejados são influenciados por três fatores principais: o fácil acesso ao interior da casa, por meio de vãos, ralos ou falhas estruturais; a possibilidade de instalação, que geralmente ocorre próxima aos focos de entrada e saída dos animais; e a disponibilidade de alimento, como resíduos de comida e, no caso dos escorpiões, a grande incidência de insetos. Ao primeiro sinal de presença das pragas ou, em situações extremas, de infestação, a tendência é recorrer aos inseticidas e aos serviços de uma empresa especializada em dedetização, mas para que o controle seja efetivo, o tratamento preventivo é a melhor solução.
“Esperar pelo problema e então tomar atitude para resolvê-lo pode não surtir o efeito desejado na velocidade esperada. Quando adotamos a prevenção como forma de controlar o ambiente, domiciliar ou profissional, temos a tranquilidade de que ele está resguardado de infestações”, destaca Viviane. O cuidado em relação aos restos alimentares, com acondicionamento correto do lixo em lixeiras tampadas e sacos fechados, é uma das maneiras mais eficazes de afastar todos os tipos de intrusos. O método caseiro de espalhar cravos-da-índia ou pauzinhos de canela no interior dos armários ajuda a espantar as formigas devido ao odor forte. É importante notar que mesmo alguns produtos que não são considerados alimentos, como sabões e colas, são fonte de gordura e carboidratos, o que também atrai as baratas.
A utilização dos raticidas conhecidos como chumbinho para exterminar roedores é proibida por lei e extremamente perigosa. O produto envenena por ingestão, inalação ou contato cutâneo e pode matar em questão de horas dependendo da quantidade e do peso de quem o consumiu (ou dos animais que ingerirem os restos dos ratos envenenados). A eliminação de resíduos de construção e entulho da área e do perímetro da casa dificulta a instalação de escorpiões e outras pragas, assim como a vedação e a reparação de frestas e rachaduras em paredes, no piso ou no forro da casa. Em casos de emergência nos quais o controle químico especializado se faça necessário, deve-se verificar se a empresa contratada possui registro junto à Secretaria de Saúde de sua cidade, além de seguir as recomendações e utilizar somente os produtos previstos pelo Ministério da Saúde.

Cartola – Agência de Conteúdo
Terra

Deixe seu comentário

79 - = 77