Solução contra mosquitos em sua casa!

Solução contra mosquitos em sua casa!

Mantendo mosquitos longe de sua pele

Matador de mosquitos

O matador de mosquitos, normalmente feito de metal/plástico mais grosso que o mata-moscas tradicional, é montado na extremidade de um arame grosso semelhante ao de molas. Isso dramaticamente aumenta suas chances de matar um mosquito parado ao elevar o impulso do matador.

  • Qualquer item que aumente a extensão do seu braço, e faça-o bater com mais agilidade, será suficiente. Experimente um jornal/revista enrolado.
  • Nenhum matador em mãos? Mate o mosquito voador batendo palmas. Usar as duas mãos é mais eficiente que utilizar uma só, já que o ar vindo de cada parte do corpo irá jogar o mosquito para a palma oposta.

 

Use um repelente químico

Manter mosquitos longe do corpo é a melhor maneira de evitar a picadura. Use repelentes em pedaços descobertos de pele e em suas roupas quando você estiver fora de casa, especialmente durante o dia. Ao usar protetor solar, aplique-o antes de passar o repelente.

  • Repelentes contendo de 30% a 50% de DEET (N.N-Dietil-m-Toluamida) são os mais populares de todos, e são recomendados para adultos e crianças com mais de 2 meses de idade, permanecendo eficientes por várias horas. Repelentes com baixas quantidades de DEET oferecem proteções de curto-prazo, e precisam ser aplicados de forma regular.
  • Repelentes contendo até 15% de picaridina, que precisam ser aplicados regularmente, podem ser encontrados no Brasil. A picaridina não tem odor, passa uma sensação agradável e não plastifica como o DEET. Estudos demonstram que ele repele mosquitos tão bem quanto o DEET, e pode ser aplicado em crianças maiores de 2 meses.
  • Proteja crianças com menos de 2 meses de idade ao usar um carrinho protegido com redes antimosquitos em vez de usar repelente.

Use um repelente feito de óleos

O uso seguro de repelentes manufaturados quimicamente através da combinação de compostos sintéticos em laboratório vem sendo questionado, e há muitas soluções naturais que substituem tais fórmulas. O óleo de citronela, o óleo de canela e o óleo de rícino aparentemente mantêm mosquitos longe. A maioria dos repelentes naturais exige aplicação mais frequente que os componentes químicos.

  • O óleo de eucalipto limão é vendido com o nome de Repel. Repel é uma fórmula contendo 40% de óleo de eucalipto e possui um agradável aroma. Ele não possui propriedades plastificantes. Também é eficiente para repelir carrapatos.
  • O óleo da árvore do chá é outro repelente natural útil. Procure por repelentes comerciais que o possuem.
  • Experimente sabões repelentes. Pesquisadores da Austrália e da China vem trabalhando muito nas últimas décadas para encontrar um repelente competente e conseguiram elaborar sabões assim. O sabão é um produto completamente natural feito de um grupo de poderosos óleos naturais que podem ajudá-lo a mantê-lo safo do ataque de mosquitos durante acampamentos ou no trabalho.

Utilize roupas folgadas e que cubram seu corpo

Camisetas de mangas compridas e calças longas lhe protegerão de mosquitos quando você estiver fora de casa. Cobrir a pele é vital para repelir mosquitos.

  • Você também pode borrifar repelentes contendo permetrina ou outros compostos químicos do gênero nas roupas para obter maior proteção. Não use permetrina diretamente em sua pele.
  • Evite usar roupas escuras e pesadas em climas quentes. Mosquitos são atraídos por corpos quentes – portanto, permanecer com o corpo gelado é um jeito eficiente de evitar picadas. Os mosquitos também parecem gostar de preto, azul e vermelho.
  • Não use perfumes quando sair de casa em estações de mosquitos. Mosquitos são atraídos pelo suor, mas o ato de suar pode mascarar compostos que atraem ainda mais os insetos – como perfumes.

Use redes contra mosquitos para se proteger à noite

Se você estiver dormindo numa área infestada por mosquitos, pegue uma rede e passe-a ao redor da cama/colchão, deixando-a chegar até o chão em todos os lados. Esse é o único jeito eficiente de realmente impedi-los de picá-lo, especialmente se houver janelas ou portas abertas no local.

  • Verifique a rede para encontrar buracos regularmente. Até mesmo redes longas podem conter buracos, que servem de entrada para os mosquitos.
  • Certifique-se de que você não esteja tocando na rede durante o sono.
  • Canis e outros refúgios para animais também devem ser cobertos por redinhas quando houver uma infestação de mosquitos.

Repelindo-os de seu quintal

Cultive algum alho em seu quintal

A ciência ainda não comprovou que comer alho diariamente repele mosquitos. Porém, algumas pessoas acreditam que ele tem capacidade de ser usado como barreira. Visto que o alho é delicioso, não deve ser prejudicial cultivá-lo. Ainda assim, não confie nele como a única fonte repelente de pestes.

  • Plante alho ao redor de sua casa para repelir mosquitos. Ele pode ser integrado ao redor de sua casa, nos balcões, etc.
  • O alho em pó de seu mercadinho local, se espalhado por todo quintal, pode criar um ótimo repelente de mosquitos. Espalhe um pouco mais na varanda e no pátio. Isso pode proteger animais de estimação se eles dormirem em tais áreas.

Remova qualquer fonte de água parada em seu quintal

Mosquitos normalmente são atraídos pela água, especialmente a parada. Exemplos de lugares em que mosquitos se procriam incluem pneus velhos, poças em estradas, calhas entupidas, lagos não-filtrados, vasos vazios e qualquer item que possa segurar água por mais que alguns dias .

  • Use uma vassoura para distribuir a água de pequenas poças em superfícies lisas. Use um sifão para lidar com poças maiores.
  • Se você perceber que os mosquitos se procriam em água parada de buracos de rua, falhas de drenagem, poças ou outras coisas que fujam de seu controle, ligue para a autoridade pública responsável para explicar o problema.
  • Se não for possível remover a fonte de água em particular, coloque um pouco de grãos de Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) na água. O BTI é uma espécie de bactéria que funciona como larvicida e mata as larvas de mosquitos numa janela de tempo de um mês. Além do mais, a substância é atóxica para crianças e animais .

DICAS

  • Lençóis mais secos (passados ou secos) comprovadamente, segundo múltiplos estudos, não diminuem o efeito ou o número das picadas de mosquitos.
  • Se você vive (ou viajou a uma área em que) num lugar com uma infestação particularmente grande de mosquitos, considere comprar redinhas.
  • A lavanda é ótima para repelir mosquitos, assim como o óleo de lavanda.
  • Use citronela.
  • Pendurar sacos plásticos fechados e claros de água com uma pequena entrada em qualquer lugar desejado capturará moscas, e não mosquitos, abelhas, vespas ou pulgas.
  • Use as redes de mosquitos tratadas e não-tratadas para manter os insetos longe.

AVISOS

  • Velas/óleo de citronela em tochas tiki podem não funcionar de maneira tão diferente quanto velas que emitem calor, umidade e dióxido de carbono – elementos que atraem mosquitos.
  • Teorias de Vitamina B são interessantes (e a Vitamina B não causa mal à maioria das pessoas). Porém, as teorias da eficiência da vitamina no combate aos mosquitos permanecem incomprovadas.
  • Algumas vezes, mosquitos desenvolvem imunidade a certas marcas de repelente

Fonte: Panorama

Deixe seu comentário

40 - 35 =