Saiba mais sobre a Dengue e proteja sua família

Saiba mais sobre a Dengue e proteja sua família

Mais de 40 mil casos de Dengue foram confirmados em Minas Gerais no ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Destes, quase 50 pessoas morreram por causa do vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da doença.

O vírus causador da dengue possui quatro sorotipos, ou seja, existem quatro categorias de doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Uma pessoa infectada com um destes sorotipos está imune de contrair a doença uma segunda vez, e temporariamente protegida contra os outros três.

Veja mais: Fiocruz produz mosquito que não transmite dengue
E ainda: Durante as Férias, poteja as crianças contra a dengue

Existe ainda a forma hemorrágica da dengue, muito mais agressiva e que eleva consideravelmente os riscos de letalidade da doença. A Dengue Hemorrágica é caracterizada por sangramento e queda de pressão arterial. Como não existe cura para esta epidemia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata mais de cem milhões de pessoas todos os anos ao redor do mundo, a melhor maneira de combater a doença é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

Para eliminar os focos do Aedes Aegypti, que também transmite a Febre Chikungunya, a SES-MG divulgou, em seu site, 14 medidas para evitar ser vítima da doença. Veja:

1. Limpar e tampar as caixas d’água,
2. Limpar as calhas,
3. Tampar galões, tonéis, poços, latões e tambores,
4. Cobrir e secar pneus que não estão sendo utilizados,
5. Limpar e incluir telas nos ralos,
6. Limpar e secar as bandejas de ar-condicionado,
7. Limpar e secar as bandejas da geladeira,
8. Utilizar vasos de plantas sem pratinhos, ou colocar areia para evitar acúmulo d’água,
9. Não acumular água em bromélias e em outras plantas,
10. Fechar vasos sanitários que não são usados constantemente,
11. Virar os baldes com a boca para baixo,
12. Utilizar telas nas janelas de casa,
13. Fazer uso de repelentes contra insetos,
14. Pessoas infectadas devem ficar em repouso e protegidas dos insetos para evitar que outras pessoas da casa sejam infectadas.

Como saber se estou com Dengue?

Os sintomas da doença são bem característicos. Dentre eles: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, náuseas e vômitos, cansaço e dor no corpo. Caso desconfie que tenha sido infectado pelo mosquito, a Secretaria de Saúde recomenda que procure imediatamente auxílio médico e a ingestão de bastante água e NUNCA tome medicamentos sem a prescrição médica.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais

Deixe seu comentário

4 + 4 =