Sabonete repelente

Sabonete repelente

Se alguém te perguntasse qual é mais perigoso, um leão ou um mosquito, o que você diria? Muitas pessoas responderiam sem dúvidas a primeira opção. Mas você já parou pra pensar na quantidade de doenças que um mosquito transmite e que há mais mortes humanas em decorrência de doenças transmitidas por insetos do que por ataques de leões?

Anopheles é o nome científico do mosquito-prego, cuja fêmea é a responsável pela transmissão da Malária, doença que contaminou 219 milhões de pessoas no mundo, em 2010, levando 660 mil delas ao óbito. Desses casos anuais 300 mil acontecem na África, onde estão 91% das pessoas que morreram vítimas da doença – que é, inclusive, a primeira causa de óbitos no continente.

O desafio de proteger milhões de pessoas de uma doença transmitida por um mosquito é enorme, principalmente em se tratando de um local com extrema pobreza como a África. Mas foi graças a essas condições difíceis que dois estudantes locais tiveram uma ótima ideia: sabonete repelente.

sabonete_repelente Sabonete repelente Curiosidades Prevenções

Fabricado a base de manteiga de karité, ervas e óleos essenciais, o “Faso Soap” atua como repelente ao mosquito da Malária graças ao cheiro que deixa na pele. A invenção não é apenas prática, como totalmente adequada à situação do povo africano – a maioria não tem condições de adquirir repelentes, mas até as comunidades mais pobres usam sabonete regularmente. Em resumo, uma maneira simples e eficiente de reduzir as estatísticas de contaminação pela Malária no continente africano.

Clique aqui para conhecer mais detalhes dessa invenção e ver um vídeo (em inglês) sobre o processo de criação do “Faso Soap”.

Deixe seu comentário

71 - = 64