Escorpiões também são um risco para seu pet!

Escorpiões também são um risco para seu pet!

A veterinária Fernanda Fragata diz o que fazer se seu animal for picado

Todos os anos, no verão, alguns hóspedes indesejados visitam lares brasileiros causando medo e muita preocupação aos moradores. Os escorpiões são animais peçonhentos que, dependendo da espécie, podem causar sérios riscos à saúde de sua vítima. E por se abrigar em jardins, ralos, embaixo de madeira, material de construção ou lixo, podem vitimar não somente as pessoas, mas também os animais de estimação. Por isso, muitos tutores ficam preocupados em prevenir os acidentes com escorpiões e o que fazer caso seu cão seja picado.

Sintomas

Dependendo do tipo do escorpião e da quantidade de veneno, uma picada pode representar risco de morte. O mais difícil é saber o que ocorreu se você não presenciar o ataque. Em alguns casos, é possível visualizar o ferrão que ficará na pele de seu cão. Os sintomas mais frequentes são salivação intensa, cansaço, náuseas, diarreia, dor abdominal, tremores, espasmos musculares, arritmias cardíacas, alterações da pressão arterial, convulsões, choque e coma. O tratamento varia de acordo com a gravidade das manifestações.

Tratamento

A assistência veterinária deve ocorrer o mais rápido possível. A dor no local da picada é muito grande necessitando-se de analgésicos para maior conforto do animal. Fluidoterapia e medicações de suporte são imprescindíveis até a completa recuperação do cão, que deverá permanecer internado em ambiente hospitalar.

Prevenção

Para evitar que seu cão seja vítima, você deve prevenir o contato de seu pet com escorpiões durante passeios e também evitar que tais animais habitem a sua casa. A Secretaria de Saúde da prefeitura de São Paulo recomenda não acumular entulho e material de construção. Monitorar e cobrar a limpeza frequente de terrenos baldios próximos à sua casa. Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas. Evitar acúmulo de lixo.

Evitar a presença de baratas em casa, pois são importante fonte de alimento dos escorpiões. Não deixar grama alta ou mato. Manter limpos os comedouros e bebedouros de animais. Assim, sua família e seu pet estarão livres deste grande perigo.

Fonte: Época

Deixe seu comentário

77 + = 85